CBO 4151-05 - Arquivista de documentos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa
O profissional no cargo de Arquivista de documentos CBO 4151-05 realiza o arquivamento de documentos, incorporando as novas aquisições em acervos físico e digital e executando a conservação e a manutenção dos acervos – inclusive pelo controle de parâmetros ambientais para preservação dos documentos em papel, sob orientação de profissional de nível superior, em centros de documentação públicos e particulares Atende o público usuário, fornecendo referências para localização de materiais, registrando empréstimos e revisando o estado físico dos documentos devolvidos.
Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições do acervo Cumpre normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4151-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Arquivista de documentos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
- Escriturários.
O que faz um Arquivista de documentos
O Arquivista de documentos CBO 4151-05 planeja o trabalho, tomando conhecimento das orientações emitidas por profissional de nível superior - responsável pela criação, pela organização e pela manutenção de acervos - e priorizando atividades Verifica a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.
Incorpora documentos aos acervos físico e digital, conferindo material adquirido e controlando sua qualidade.
Registra a entrada em sistema informatizado Auxilia na catalogação e na classificação dos documentos.
Providencia cópias de segurança Prepara documentos para digitalização e identifica cada um deles com código de barras ou outra forma de identificação.
Coloca os novos documentos em arquivo físico, estático ou deslizante.
Disponibiliza os novos documentos em formato digital Faz a conservação e a manutenção de arquivos físicos, higienizando e desinfetando documentos, examinando a forma de armazenamento dos itens e controlando parâmetros ambientais para preservação.
Encaderna documentos.
Mantém arquivos digitais para que estejam sempre acessíveis e recuperáveis, em sistemas que incorporam os avanços na tecnologia de armazenamento eletrônico Inventaria o acervo, sob supervisão e seguindo orientações de profissional de nível superior Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições temporárias do acervo.
Auxilia na montagem e na manutenção de exposições permanentes Auxilia no atendimento aos usuários, informando-lhes as referências para recuperar documentos Orienta a consulta nos acervos e nas bases de dados catalográficos e bibliográficos.
Esclarece dúvidas, indicando fontes alternativas das informações procuradas Reserva material do acervo para o usuário, realiza o empréstimo e controla a devolução.
Orienta o usuário sobre o manuseio da documentação e revisa o estado físico dos documentos devolvidos Monitora o uso de materiais do acervo comum e de obras raras Empresta e pede empréstimo de materiais a outras instituições.
Pesquisa dados e rastreia normas técnicas, em atendimento a solicitações de usuários Cadastra e atualiza informações de usuários Pode elaborar relatórios e organizar dados estatísticos.
Providencia a aquisição de material para os acervos físicos e digitais, apurando preços, verificando especificações e acessando sistema para consultar a data de entrega Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Monitora o funcionamento do sistema de informática Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos Realiza a destinação de resíduos, providenciando descarte de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como luvas, óculos de segurança, máscara de proteção respiratória e toucas -, especialmente durante os processos de higienização de documentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4151-05 deve demonstrar competências pessoais, providenciar aquisição do material para o acervo, prestar serviço de comutação, incorporar material ao acervo, alimentar base de dados, organizar o acervo, preservar acervo, orientar usuários, elaborar estatísticas, disponibilizar fonte de dados para usuários, recuperar dados e informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4151-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Arquivista de documentos CBO 4151-05
Um Arquivista de documentos (ou sinônimo) deve organizar dados estatísticos, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, enumerar itens para classificação, emitir pedidos a bibliotecas base, elaborar instrumentos de pesquisa, controlar embalagem e armazenamento de material, indicar fontes similares, digitalizar acervo, inventariar o acervo, demonstrar cordialidade, cadastrar clientes e usuários, codificar itens do questionário, revisar coleta de dados, demonstrar agilidade, atender pesquisa do usuário, antecipar devolução, pedir emprestado materiais de outras instituições, elaborar relatórios, receber devolução de materiais do acervo, revisar o estado físico dos materiais devolvidos, preparar material para digitação, orientar o usuário sobre a utilização do material, magnetizar material, demonstrar capacidade de organização, fornecer resultados para análise do acervo, propor aquisição do material, colocar códigos de barras, classificar documentos, registrar a entrada do material, registrar documentos, repor fichas nos livros, vender informações e publicações, elaborar lista de classificação, desmagnetizar material bibliográfico, reclamar falhas no processo de comutação, emprestar material para outros setores da instituição, organizar sites de entidades normativas, guardar material nas estantes, pesquisar acervos de outras instituições, organizar fisicamente o acervo, entrevistar o usuário, negociar com o usuário, colocar número de chamada no material, atualizar cadastro de clientes e usuários, alfabetar fichas, encaminhar pedidos, demonstrar atenção ao detalhe, orçar pedido do cliente, demonstrar controle emocional, comunicar-se, encadernar material, ler estantes, emprestar materiais para uso domiciliar, aplicar penalidades por atraso, realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, controlar a qualidade do material, demonstrar criatividade, fazer preparo físico do material, levantar preço do material, desinfetar material, higienizar material, demonstrar capacidade de localização, auxiliar a catalogação do material, comunicar chegada de material ao usuário, controlar a utilização dos materiais, listar material bibliográfico em duplicata, permutar material com outras instituições, demonstrar solicitude, pesquisar dados, disponibilizar documentos em formato digital, receber pedidos de material, conferir material adquirido, controlar parâmetros ambientais para preservação, coletar dados, expor novas aquisições, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito a informação, atualizar base de dados do acervo, preparar dados, consistir dados, esclarecer dúvidas do usuário, tipificar arquivos, arquivar fichas, reproduzir documentos e materiais, emprestar materiais para outras instituições, montar sumários correntes, solicitar doações, introduzir novas informações em banco de dados, demonstrar paciência, pesquisar em catálogo coletivo nacional, acrescentar dados a planilha pré-existente, solicitar fatura - invoice, acessar sistema de aquisição de material, rastrear normas técnicas, reservar material para o usuário, verificar solicitações de comutação, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, cobrar do usuário pelos serviços prestados.