CBO 4151-25 - Kardexista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

O profissional no cargo de Kardexista CBO 4151-25 elabora e mantém fichário kardex – atividades que vêm sendo progressivamente substituídas por processos de inserção e processamento de dados em sistema informatizado - para controle de movimentação (entrada e saída) de itens de estoque Recebe documentos de entrada de materiais e transcreve os dados de cada item em ficha kardex.

Anota o local de armazenamento do item Registra saída de itens Ordena as fichas em arquivo kardex, para facilitar a consulta.

Mantém o fichário atualizado Fornece dados de movimentação de itens para gestão de estoque Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4151-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Kardexista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
      • Escriturários.

O que faz um Kardexista

O Kardexista CBO 4151-25 prepara-se para utilização de fichário kardex, verificando a lista dos itens controlados Recebe documentos de entrada de itens de material.

Agrupa os documentos segundo sua natureza e sua especificação, para facilitar a elaboração das fichas.

Transcreve os dados de documento de entrada de cada item – nota fiscal, registro de produção ou outro – para ficha kardex Registra o local de armazenamento do item.

Ordena as fichas em arquivo kardex, de acordo com as normas da empresa ou instituição, facilitando a localização de itens Pode ordenar por tipo de produto, fornecedor, cliente ou seguindo outra regra de ordenação.

Recebe documentos de saída de itens, para registro nas fichas.

Revisa os lançamentos periodicamente, dando baixa nas fichas, quando necessário Mantém o fichário atualizado.

Faz levantamento periódico do fichário kardex, efetuando cálculos para obter um saldo, que deverá ser correspondente aos resultados do inventário do almoxarifado.

Com base no controle realizado, fornece informações à supervisão para gestão de estoque, subsidiando ações para manter estoque enxuto, evitar falta de itens, e visualizar custos com estoque Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de funcionamento.

Realiza descarte de resíduos de acordo com procedimentos adotados por empresa ou instituição para atendimento às normas ambientais Zela pela saúde e segurança no trabalho, higienizando e desinfetando materiais e utilizando equipamentos de proteção individual, quando necessário.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4151-25 deve demonstrar competências pessoais, preservar acervo, prestar serviço de comutação, providenciar aquisição do material para o acervo, elaborar estatísticas, organizar o acervo, recuperar dados e informações, orientar usuários, disponibilizar fonte de dados para usuários, alimentar base de dados, incorporar material ao acervo.

Condições de trabalho dessas profissões

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4151-25

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Kardexista CBO 4151-25

Um Kardexista (ou sinônimo) deve introduzir novas informações em banco de dados, elaborar relatórios, preparar dados, auxiliar a catalogação do material, demonstrar controle emocional, comunicar-se, reclamar falhas no processo de comutação, controlar a qualidade do material, vender informações e publicações, aplicar penalidades por atraso, entrevistar o usuário, alfabetar fichas, demonstrar capacidade de localização, preparar material para digitação, listar material bibliográfico em duplicata, receber devolução de materiais do acervo, indicar fontes similares, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, desmagnetizar material bibliográfico, conferir material adquirido, revisar coleta de dados, demonstrar criatividade, reservar material para o usuário, demonstrar paciência, demonstrar cordialidade, emprestar materiais para uso domiciliar, revisar o estado físico dos materiais devolvidos, controlar a utilização dos materiais, propor aquisição do material, solicitar doações, solicitar fatura - invoice, registrar documentos, expor novas aquisições, orçar pedido do cliente, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, permutar material com outras instituições, levantar preço do material, acessar sistema de aquisição de material, ler estantes, arquivar fichas, fornecer resultados para análise do acervo, comunicar chegada de material ao usuário, colocar códigos de barras, desinfetar material, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito a informação, emprestar materiais para outras instituições, antecipar devolução, controlar parâmetros ambientais para preservação, orientar o usuário sobre a utilização do material, inventariar o acervo, esclarecer dúvidas do usuário, magnetizar material, pesquisar dados, fazer preparo físico do material, higienizar material, classificar documentos, demonstrar solicitude, organizar fisicamente o acervo, acrescentar dados a planilha pré-existente, colocar número de chamada no material, demonstrar agilidade, guardar material nas estantes, montar sumários correntes, emprestar material para outros setores da instituição, registrar a entrada do material, realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, disponibilizar documentos em formato digital, atender pesquisa do usuário, pedir emprestado materiais de outras instituições, organizar dados estatísticos, atualizar base de dados do acervo, controlar embalagem e armazenamento de material, demonstrar capacidade de organização, organizar sites de entidades normativas, negociar com o usuário, demonstrar atenção ao detalhe, repor fichas nos livros, encadernar material, tipificar arquivos.

Cargos e salários CBO 4151-25 - Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Salário Kardexista

Kardexista: Brasil

O profissional no cargo de Kardexista CBO 4151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.770 e 2.832 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4151-25.
Salário Ficharista

Ficharista: Brasil

O profissional no cargo de Ficharista CBO 4151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.770 e 2.832 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4151-25.