CBO 4201-05 - Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4201-05 supervisiona rotinas operacionais de caixas e bilheteiros, planejando o trabalho da equipe, controlando atividades financeiras, monitorando a execução dos serviços, avaliando a qualidade dos serviços prestados, analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhando o cumprimento de metas e dos prazos estabelecidos Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe de trabalho.

Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4201-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

O Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4201-05 planeja o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, estabelecendo prioridades, elaborando cronograma de trabalho e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços Define estratégias para atingimento de metas e prazos.

Analisa e implementa rotinas administrativas.

Propõe ações de melhoria em processos Controla atividades financeiras, distribuindo numerário para carga inicial de operação de bilheterias e/ou caixas, administrando recursos financeiros em espécie, conferindo documentos – tais como faturas, ingressos, tíquetes e recibos - e estornando valores indevidos.

Supervisiona a execução dos serviços, auxiliando e orientando operadores nos procedimentos de abertura, conferência e fechamento de caixa, bem como na apuração de diferenças Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra conflitos entre funcionários e clientes.

Define alternativas de negociação para retenção do cliente Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o atendimento ao cliente, identificando as falhas do processo de trabalho, controlando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, verificando o desempenho dos funcionários, examinando o funcionamento de equipamentos e analisando os resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Administra pessoal, dimensionando a equipe de trabalho, definindo perfil para cargos, selecionando pessoal, distribuindo os serviços e orientando a execução de tarefas.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Elabora a programação de férias Administra os conflitos entre funcionários.

Manifesta reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe Propõe promoções e desligamentos de funcionários Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta informações aos clientes.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-05 deve atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, administrar pessoal, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, demonstrar competências pessoais, supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-05

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4201-05

Um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) (ou sinônimo) deve definir perfil para cargos, propor admissões de funcionários, controlar as emoções, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, aplicar penalidades aos funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, dimensionar equipe de trabalho, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, conferir faturas, promover reuniões, elaborar cronograma de trabalho, rever rotinas de trabalho, orientar trabalho dos empregados, justificar diferenças de caixa, liderar equipe, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, controlar utilização de máquinas de franquias postais, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor fechamento de contratos, prestar informações ao público e informantes, emitir relatórios de controle e desempenho, expressar-se com fluência verbal, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, verificar consistência de dados coletados, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, criar relacionamento interpessoal, promover atendimento personalizado ao cliente, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, administrar conflitos entre funcionários e clientes, propor reciclagem de funcionários, elaborar escalas de trabalho, controlar ligações telefônicas, definir rotinas de trabalho, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, promover rodízio de funções, agir com ética e atitude profissional, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, manter-se atualizado, administrar banco de dados e listagens, atuar com dinamismo, estimar volume de trabalho, orçar custos, relatar falhas do processo de trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, agir com empatia, tabular dados, agir com desenvoltura, intermediar conflitos entre áreas internas, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, identificar falhas do processo de trabalho, liberar acesso de visitantes em casos excepcionais - cartões e ingressos danificados, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, identificar prioridades, reenquadrar funcionários em outra função, selecionar pessoal, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, definir recursos de trabalho, inventariar móveis, equipamentos e produtos, conferir numerário e produtos do caixa, agir com flexibilidade, agir com criatividade, propor promoções de funcionários, relatar necessidades de clientes e não clientes, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, propor desligamentos de funcionários, verificar necessidades de novos equipamentos, treinar novos funcionários, distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê, propor penalidades aos funcionários, propor novos serviços aos clientes, reconhecer diferenças pessoais, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, analisar relatórios, esclarecer dúvidas dos funcionários, definir preço de vendas de produtos, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, avaliar desempenho dos funcionários, elaborar programação de férias, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, monitorar atendimento telefônico, administrar conflitos entre funcionários.

Cargos e salários CBO 4201-05 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.148 e 3.721 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 11.177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco)

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.148 e 3.721 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 11.177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) Curitiba

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.047 e 3.158 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco)

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): Minas Gerais

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.813 e 2.733 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco)

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.014 e 3.393 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 902 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco)

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): Paraná

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.060 e 3.031 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.387 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco)

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): São Paulo

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.848 e 5.452 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.714 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) Rio de Janeiro

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.251 e 4.108 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) São Paulo

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.718 e 8.170 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 961 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) Belo Horizonte

Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco) CBO 4201-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.859 e 2.845 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 485 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) Rio de Janeiro

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.251 e 4.108 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) Belo Horizonte

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.859 e 2.845 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 485 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) São Paulo

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.718 e 8.170 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 961 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) Curitiba

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.047 e 3.158 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): Santa Catarina

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.235 e 3.550 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 804 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.014 e 3.393 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 902 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.016 e 3.055 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 800 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.
Salário Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)

Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros): Paraná

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.060 e 3.031 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.387 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-05.