CBO 4201-10 - Supervisor de cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa
O profissional no cargo de Supervisor de cobrança CBO 4201-10 supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.
Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Supervisor de cobrança
O Supervisor de cobrança CBO 4201-10 planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos.
Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.
Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros.
Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.
Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes.
Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.
Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.
Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal.
Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral.
Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.
Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações .
Funções do cargo
O funcionário CBO 4201-10 deve qualificar equipe de trabalho, atender público e informantes, controlar atividades financeiras, administrar pessoal, planejar trabalho da equipe, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de cobrança CBO 4201-10
Um Supervisor de cobrança (ou sinônimo) deve avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, reenquadrar funcionários em outra função, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, conferir faturas, agir com ética e atitude profissional, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, demonstrar atitude pró-ativa, estimar volume de trabalho, verificar consistência de dados coletados, definir perfil para cargos, liderar equipe, encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos, criar relacionamento interpessoal, emitir relatórios de controle e desempenho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, promover rodízio de funções, propor admissões de funcionários, propor penalidades aos funcionários, identificar prioridades, controlar as emoções, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, propor promoções de funcionários, selecionar pessoal, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, elaborar programação de férias, elaborar escalas de trabalho, avaliar desempenho dos funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, agir com flexibilidade, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, atuar com dinamismo, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, aplicar penalidades aos funcionários, prestar informações ao público e informantes, elaborar cronograma de trabalho, manter-se atualizado, justificar diferenças de caixa, reconhecer diferenças pessoais, propor novos serviços aos clientes, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, negociar pagamentos com devedores, controlar ligações telefônicas, conferir numerário e produtos do caixa, promover atendimento personalizado ao cliente, administrar banco de dados e listagens, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, propor desligamentos de funcionários, definir recursos de trabalho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, propor reciclagem de funcionários, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, monitorar atendimento telefônico, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, agir com desenvoltura, identificar falhas do processo de trabalho, relatar necessidades de clientes e não clientes, treinar novos funcionários, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, agir com empatia, rever rotinas de trabalho, orientar trabalho dos empregados, verificar necessidades de novos equipamentos, esclarecer dúvidas dos funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, analisar relatórios, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, intermediar conflitos entre áreas internas, administrar conflitos entre funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, promover reuniões, expressar-se com fluência verbal, agir com criatividade, definir rotinas de trabalho.