CBO 4201-10 - Supervisor de cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de cobrança CBO 4201-10 supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.

Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de cobrança

O Supervisor de cobrança CBO 4201-10 planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos.

Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.

Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros.

Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.

Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes.

Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.

Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.

Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral.

Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações .

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-10 deve planejar trabalho da equipe, qualificar equipe de trabalho, supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais, controlar atividades financeiras, atender público e informantes, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-10

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de cobrança CBO 4201-10

Um Supervisor de cobrança (ou sinônimo) deve identificar falhas do processo de trabalho, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, elaborar cronograma de trabalho, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, agir com flexibilidade, intermediar conflitos entre áreas internas, verificar necessidades de novos equipamentos, dimensionar equipe de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários, selecionar pessoal, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, verificar consistência de dados coletados, propor desligamentos de funcionários, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, emitir relatórios de controle e desempenho, identificar prioridades, propor novos serviços aos clientes, administrar conflitos entre funcionários, monitorar atendimento telefônico, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, relatar necessidades de clientes e não clientes, agir com criatividade, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, rever rotinas de trabalho, justificar diferenças de caixa, aplicar penalidades aos funcionários, controlar ligações telefônicas, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, elaborar escalas de trabalho, propor admissões de funcionários, criar relacionamento interpessoal, treinar novos funcionários, analisar relatórios, agir com ética e atitude profissional, prestar informações ao público e informantes, definir perfil para cargos, promover rodízio de funções, elaborar programação de férias, conferir faturas, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos, promover reuniões, agir com desenvoltura, relatar falhas do processo de trabalho, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, atuar com dinamismo, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, estimar volume de trabalho, agir com empatia, demonstrar atitude pró-ativa, definir rotinas de trabalho, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, definir recursos de trabalho, manter-se atualizado, expressar-se com fluência verbal, administrar banco de dados e listagens, reenquadrar funcionários em outra função, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, propor promoções de funcionários, propor reciclagem de funcionários, conferir numerário e produtos do caixa, avaliar desempenho dos funcionários, propor penalidades aos funcionários, promover atendimento personalizado ao cliente, liderar equipe, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, controlar as emoções, reconhecer diferenças pessoais, orientar trabalho dos empregados, negociar pagamentos com devedores.

Cargos e salários CBO 4201-10 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Encarregado de Cobrança Rio de Janeiro

Encarregado de Cobrança: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Encarregado de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.238 e 6.922 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 69 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Encarregado de Cobrança

Encarregado de Cobrança: São Paulo

O profissional no cargo de Encarregado de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.448 e 7.172 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.657 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Encarregado de Cobrança Porto Alegre

Encarregado de Cobrança: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Encarregado de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.199 e 5.545 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Encarregado de Cobrança São Paulo

Encarregado de Cobrança: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.730 e 8.168 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 887 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.