CBO 4201-20 - Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20 supervisiona rotina de entrevistadores e recenseadores, planejando a execução do trabalho, controlando a realização da coleta de dados e acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos Verifica a consistência das informações coletadas.

Administra pessoal e promove treinamento dos entrevistadores e dos recenseadores Cumpre legislação, procedimentos de pesquisa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4201-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

O Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20 planeja as atividades de levantamento de dados, estabelecendo prioridades, dimensionando a quantidade necessária de entrevistadores ou recenseadores, reconhecendo a área geográfica onde se realizará o trabalho, aplicando pré-teste do instrumento de pesquisa, definindo cronograma, calculando orçamento e suprindo materiais e equipamentos para a execução dos serviços Verifica a necessidade de disponibilizar novos equipamentos - como computadores de mão -, para levantamento de dados.

Controla a realização da coleta de dados pela equipe, providenciando divulgação da pesquisa aos informantes, dimensionando volume de trabalho para cada integrante da equipe, emitindo relatórios de controle e desempenho.

Pode providenciar substituição de entrevistado Supervisiona a execução do trabalho, orientando a equipe em relação aos procedimentos a serem adotados, administrando conflitos entre entrevistador ou recenseador e informante, acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos.

Verifica a consistência dos dados coletados, realizando tabulação e crítica inicial dos dados e decidindo se precisará ser feita complementação da coleta junto ao informante Pode digitalizar os instrumentos de pesquisa preenchidos.

Pode integrar a equipe técnica responsável pela pesquisa, participando também de outras fases, tais como definição de objetivos, elaboração do instrumento de coleta de dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados.

Administra pessoal, propondo contratação e realizando seleção de entrevistadores e recenseadores Confere se cada entrevistador ou recenseador está no local da coleta de dados, no dia e no horário agendado.

Solicita e confere pagamentos de entrevistadores e recenseadores.

Promove treinamento dos entrevistadores e recenseadores para realização da pesquisa Realiza reuniões com entrevistados e recenseadores para prestar informações, dar esclarecimentos e dirimir dúvidas.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-20 deve controlar atividades financeiras, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais, planejar trabalho da equipe, administrar pessoal, supervisionar execução dos serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-20

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de entrevistadores e recenseadores CBO 4201-20

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores (ou sinônimo) deve emitir relatórios de controle e desempenho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, propor promoções de funcionários, dimensionar equipe de trabalho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, esclarecer dúvidas dos funcionários, verificar necessidades de novos equipamentos, propor desligamentos de funcionários, liderar equipe, propor admissões de funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, verificar consistência de dados coletados, propor penalidades aos funcionários, definir rotinas de trabalho, estimar volume de trabalho, expressar-se com fluência verbal, definir perfil para cargos, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, identificar prioridades, avaliar desempenho dos funcionários, demonstrar atitude pró-ativa, reconhecer diferenças pessoais, constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa, criticar questionários preenchidos, identificar falhas do processo de trabalho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, promover reuniões, administrar conflitos entre funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, controlar movimentação de questionários, criar relacionamento interpessoal, promover rodízio de funções, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, elaborar escalas de trabalho, controlar as emoções, analisar relatórios, treinar novos funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, promover atendimento personalizado ao cliente, administrar banco de dados e listagens, agir com criatividade, agir com empatia, providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa, prestar informações ao público e informantes, elaborar programação de férias, orientar trabalho dos empregados, definir recursos de trabalho, manter-se atualizado, propor reciclagem de funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados, rever rotinas de trabalho, elaborar cronograma de trabalho, tabular dados, solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores, selecionar pessoal, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, inventariar móveis, equipamentos e produtos, orçar custos, providenciar substituição de insumos pesquisados, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, agir com desenvoltura, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, atuar com dinamismo, administrar conflitos entre pesquisadores e informantes, propor novos serviços aos clientes, agir com flexibilidade, agir com ética e atitude profissional, aplicar penalidades aos funcionários, controlar ligações telefônicas, confrontar dados coletados, reenquadrar funcionários em outra função.

Cargos e salários CBO 4201-20 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores

Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.022 e 6.205 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 472 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.
Salário Agente de Coleta Supervisor

Agente de Coleta Supervisor: Brasil

O profissional no cargo de Agente de Coleta Supervisor CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.022 e 6.205 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 472 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.
Salário Supervisor de Coleta

Supervisor de Coleta: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Coleta CBO 4201-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.022 e 6.205 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 472 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-20.