CBO 4201-25 - Supervisor de recepcionistas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de recepcionistas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de recepcionistas

O Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-25 deve demonstrar competências pessoais, qualificar equipe de trabalho, supervisionar execução dos serviços, administrar pessoal, atender público e informantes, controlar atividades financeiras, planejar trabalho da equipe, avaliar qualidade dos serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25

Um Supervisor de recepcionistas (ou sinônimo) deve inventariar móveis, equipamentos e produtos, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, administrar banco de dados e listagens, rever rotinas de trabalho, identificar falhas do processo de trabalho, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, propor desligamentos de funcionários, controlar movimentação de questionários, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, verificar consistência de dados coletados, verificar necessidades de novos equipamentos, agir com desenvoltura, administrar conflitos entre funcionários, analisar relatórios, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, selecionar pessoal, orientar trabalho dos empregados, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, promover rodízio de funções, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, estimar volume de trabalho, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, controlar as emoções, identificar prioridades, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, justificar diferenças de caixa, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, propor admissões de funcionários, aplicar penalidades aos funcionários, agir com empatia, propor reciclagem de funcionários, expressar-se com fluência verbal, agir com flexibilidade, conferir faturas, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, prestar informações ao público e informantes, intermediar conflitos entre áreas internas, definir rotinas de trabalho, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, manter-se atualizado, conferir numerário e produtos do caixa, dimensionar equipe de trabalho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, esclarecer dúvidas dos funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, reenquadrar funcionários em outra função, atuar com dinamismo, reconhecer diferenças pessoais, definir recursos de trabalho, relatar falhas do processo de trabalho, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, emitir relatórios de controle e desempenho, relatar necessidades de clientes e não clientes, criar relacionamento interpessoal, treinar novos funcionários, promover reuniões, controlar ligações telefônicas, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, propor fechamento de contratos, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, propor penalidades aos funcionários, propor promoções de funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, monitorar atendimento telefônico, agir com ética e atitude profissional, definir perfil para cargos, agir com criatividade, elaborar programação de férias, orçar custos, elaborar cronograma de trabalho, tabular dados, avaliar desempenho dos funcionários, propor novos serviços aos clientes, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, demonstrar atitude pró-ativa, liderar equipe, promover atendimento personalizado ao cliente, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, elaborar escalas de trabalho, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes.

Cargos e salários CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: Brasil

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 4.508 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção

Coordenador de Recepção: Brasil

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 4.508 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção

Encarregado de Recepção: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 4.508 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: Brasil

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 4.508 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas

Supervisor de Recepcionistas: Brasil

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 4.508 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Rio de Janeiro

Supervisor de Recepcionistas: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.569 e 4.658 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 647 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas João Pessoa

Supervisor de Recepcionistas: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.937 e 3.139 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Balneário Camboriú

Supervisor de Recepcionistas: Balneário Camboriú, SC

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 2.912 e 5.075 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Brasília

Supervisor de Recepcionistas: Brasília, DF

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.351 e 4.201 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Cascavel

Supervisor de Recepcionistas: Cascavel, PR

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 2.051 e 3.658 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas

Supervisor de Recepcionistas: São Paulo

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.710 e 4.906 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.677 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas

Supervisor de Recepcionistas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.288 e 4.006 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 578 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas

Supervisor de Recepcionistas: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.458 e 4.398 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 927 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas Belo Horizonte

Supervisor de Recepcionistas: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.480 e 4.440 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 193 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Supervisor de Recepcionistas São Paulo

Supervisor de Recepcionistas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Recepcionistas CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.145 e 5.901 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.025 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: São Paulo

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.710 e 4.906 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.677 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Porto Alegre

Chefe de Recepção: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.516 e 4.267 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 109 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Rio de Janeiro

Chefe de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.569 e 4.658 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 647 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.