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CBO 4201-25 - Supervisor de recepcionistas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de recepcionistas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de recepcionistas

O Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-25 deve demonstrar competências pessoais, controlar atividades financeiras, planejar trabalho da equipe, administrar pessoal, supervisionar execução dos serviços, avaliar qualidade dos serviços, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25

Um Supervisor de recepcionistas (ou sinônimo) deve avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, controlar ligações telefônicas, manter-se atualizado, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, verificar consistência de dados coletados, relatar falhas do processo de trabalho, justificar diferenças de caixa, reenquadrar funcionários em outra função, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, administrar conflitos entre funcionários, atuar com dinamismo, propor admissões de funcionários, elaborar programação de férias, promover rodízio de funções, inventariar móveis, equipamentos e produtos, elaborar cronograma de trabalho, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, propor novos serviços aos clientes, orientar trabalho dos empregados, conferir numerário e produtos do caixa, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, propor reciclagem de funcionários, conferir faturas, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, identificar prioridades, controlar movimentação de questionários, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, emitir relatórios de controle e desempenho, criar relacionamento interpessoal, dimensionar equipe de trabalho, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor fechamento de contratos, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, definir recursos de trabalho, agir com empatia, agir com desenvoltura, propor desligamentos de funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, intermediar conflitos entre áreas internas, propor promoções de funcionários, reconhecer diferenças pessoais, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, promover reuniões, tabular dados, liderar equipe, controlar as emoções, analisar relatórios, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, elaborar escalas de trabalho, identificar falhas do processo de trabalho, prestar informações ao público e informantes, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, agir com flexibilidade, relatar necessidades de clientes e não clientes, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, estimar volume de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, aplicar penalidades aos funcionários, propor penalidades aos funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, verificar necessidades de novos equipamentos, treinar novos funcionários, avaliar desempenho dos funcionários, agir com ética e atitude profissional, rever rotinas de trabalho, monitorar atendimento telefônico, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, administrar banco de dados e listagens, promover atendimento personalizado ao cliente, definir rotinas de trabalho, selecionar pessoal, expressar-se com fluência verbal, esclarecer dúvidas dos funcionários, agir com criatividade, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, orçar custos, demonstrar atitude pró-ativa, definir perfil para cargos.

Cargos e salários CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: Minas Gerais

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.350 e 4.140 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 631 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Recife

Chefe de Recepção: Recife, PE

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.510 e 4.770 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 107 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: São Paulo

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.751 e 5.004 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.679 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Florianópolis

Chefe de Recepção: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.825 e 5.254 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Rio de Janeiro

Chefe de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.591 e 4.723 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 657 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção São Paulo

Chefe de Recepção: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.223 e 6.125 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.014 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Florianópolis

Coordenador de Recepção: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.812 e 5.158 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 79 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Juiz de Fora

Coordenador de Recepção: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 3.145 e 4.912 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção

Coordenador de Recepção: São Paulo

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.762 e 5.037 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.622 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Belo Horizonte

Coordenador de Recepção: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.477 e 4.342 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Brasília

Coordenador de Recepção: Brasília, DF

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.506 e 4.545 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção

Coordenador de Recepção: Minas Gerais

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.311 e 4.045 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 616 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Rio de Janeiro

Coordenador de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.591 e 4.723 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 657 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Goiânia

Coordenador de Recepção: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.265 e 4.029 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Cuiabá

Coordenador de Recepção: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.012 e 3.700 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 116 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Criciúma

Coordenador de Recepção: Criciúma, SC

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.876 e 2.921 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção São Paulo

Coordenador de Recepção: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.223 e 6.125 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.014 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção Rio de Janeiro

Encarregado de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.579 e 4.689 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 653 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.