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CBO 4201-25 - Supervisor de recepcionistas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de recepcionistas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de recepcionistas

O Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-25 deve atender público e informantes, supervisionar execução dos serviços, controlar atividades financeiras, administrar pessoal, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25

Um Supervisor de recepcionistas (ou sinônimo) deve identificar falhas do processo de trabalho, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, controlar ligações telefônicas, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, conferir faturas, relatar necessidades de clientes e não clientes, monitorar atendimento telefônico, controlar as emoções, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, verificar consistência de dados coletados, promover rodízio de funções, intermediar conflitos entre áreas internas, propor desligamentos de funcionários, controlar movimentação de questionários, agir com desenvoltura, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, aplicar penalidades aos funcionários, elaborar cronograma de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários, agir com ética e atitude profissional, expressar-se com fluência verbal, emitir relatórios de controle e desempenho, selecionar pessoal, propor admissões de funcionários, orientar trabalho dos empregados, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, atuar com dinamismo, criar relacionamento interpessoal, reenquadrar funcionários em outra função, definir perfil para cargos, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, avaliar desempenho dos funcionários, definir rotinas de trabalho, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, propor novos serviços aos clientes, identificar prioridades, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, agir com criatividade, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, propor promoções de funcionários, treinar novos funcionários, rever rotinas de trabalho, prestar informações ao público e informantes, liderar equipe, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, agir com empatia, administrar banco de dados e listagens, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, analisar relatórios, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, administrar conflitos entre funcionários e clientes, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, relatar falhas do processo de trabalho, agir com flexibilidade, verificar necessidades de novos equipamentos, estimar volume de trabalho, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, inventariar móveis, equipamentos e produtos, definir recursos de trabalho, tabular dados, demonstrar atitude pró-ativa, propor reciclagem de funcionários, promover atendimento personalizado ao cliente, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, orçar custos, justificar diferenças de caixa, propor penalidades aos funcionários, elaborar escalas de trabalho, dimensionar equipe de trabalho, reconhecer diferenças pessoais, manter-se atualizado, elaborar programação de férias, propor fechamento de contratos, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, administrar conflitos entre funcionários, conferir numerário e produtos do caixa, promover reuniões, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Cargos e salários CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Encarregado de Recepção São Paulo

Encarregado de Recepção: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.223 e 6.125 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.014 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção

Encarregado de Recepção: São Paulo

O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.751 e 5.004 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.679 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção Goiânia

Encarregado de Recepção: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.265 e 4.017 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: São Paulo

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.751 e 5.004 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.679 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Mogi das Cruzes

Líder de Recepção: Mogi das Cruzes, SP

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 2.433 e 4.101 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Santo André

Líder de Recepção: Santo André, SP

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 2.726 e 4.805 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 43 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção São Paulo

Líder de Recepção: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.223 e 6.125 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.014 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.513 e 4.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Rio de Janeiro

Líder de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.591 e 4.723 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 657 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: Minas Gerais

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.350 e 4.140 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 631 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Brasília

Líder de Recepção: Brasília, DF

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.583 e 4.760 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 214 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.