CBO 4201-25 - Supervisor de recepcionistas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de recepcionistas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de recepcionistas

O Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25 planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-25 deve administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, planejar trabalho da equipe, qualificar equipe de trabalho, supervisionar execução dos serviços, controlar atividades financeiras, atender público e informantes, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25

Um Supervisor de recepcionistas (ou sinônimo) deve controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, inventariar móveis, equipamentos e produtos, propor fechamento de contratos, justificar diferenças de caixa, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, promover reuniões, verificar necessidades de novos equipamentos, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, treinar novos funcionários, propor promoções de funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, conferir numerário e produtos do caixa, administrar conflitos entre funcionários, propor penalidades aos funcionários, esclarecer dúvidas dos funcionários, manter-se atualizado, promover atendimento personalizado ao cliente, liderar equipe, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, reenquadrar funcionários em outra função, elaborar cronograma de trabalho, definir rotinas de trabalho, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, propor admissões de funcionários, criar relacionamento interpessoal, definir perfil para cargos, monitorar atendimento telefônico, elaborar escalas de trabalho, agir com empatia, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, aplicar penalidades aos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, agir com criatividade, propor novos serviços aos clientes, relatar necessidades de clientes e não clientes, propor desligamentos de funcionários, selecionar pessoal, identificar falhas do processo de trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, controlar as emoções, avaliar desempenho dos funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, verificar consistência de dados coletados, agir com flexibilidade, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, rever rotinas de trabalho, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, identificar prioridades, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, definir recursos de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, conferir faturas, controlar ligações telefônicas, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, reconhecer diferenças pessoais, analisar relatórios, administrar banco de dados e listagens, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, atuar com dinamismo, orientar trabalho dos empregados, agir com desenvoltura, promover rodízio de funções, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, prestar informações ao público e informantes, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, estimar volume de trabalho, expressar-se com fluência verbal, propor reciclagem de funcionários, elaborar programação de férias, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, administrar conflitos entre funcionários e clientes, orçar custos, agir com ética e atitude profissional, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, emitir relatórios de controle e desempenho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, tabular dados, relatar falhas do processo de trabalho, controlar movimentação de questionários.

Cargos e salários CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Encarregado de Recepção São Paulo

Encarregado de Recepção: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.145 e 5.901 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.025 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção Goiânia

Encarregado de Recepção: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.349 e 4.252 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 134 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Rio de Janeiro

Líder de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.569 e 4.658 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 647 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: Minas Gerais

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.288 e 4.006 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 578 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.458 e 4.398 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 927 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: São Paulo

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.710 e 4.906 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.677 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Mogi das Cruzes

Líder de Recepção: Mogi das Cruzes, SP

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 2.580 e 4.312 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 56 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Santo André

Líder de Recepção: Santo André, SP

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 2.660 e 4.617 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 44 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção São Paulo

Líder de Recepção: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.145 e 5.901 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.025 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Brasília

Líder de Recepção: Brasília, DF

O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.351 e 4.201 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.