CBO 4201-35 - Supervisor de telemarketing e atendimento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa
O profissional no cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado.
Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4201-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-35
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Supervisor de telemarketing e atendimento
O Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 planeja o trabalho da equipe, estabelecendo prioridades, propondo ações de melhoria em processos e definindo estratégias para atendimento e para oferta de produtos e/ou serviços Dimensiona equipe e distribui carga de trabalho.
Providencia suprimento de materiais e de equipamentos para execução dos serviços.
Pode coordenar a implantação de novos sistemas, tais como sistemas informatizados para realização, transferência de chamadas ou rediscagem, sistemas informatizados de informações técnicas sobre prestação de serviços, sistemas informatizados de informações sobre produtos, crédito, formas de pagamento, valores, descontos, encargos e cláusulas contratuais Controla os serviços de atendimento, compilando informações sobre potenciais clientes, definindo ou providenciando roteiros, corrigindo falhas do processo de trabalho, administrando banco de dados e listagens, monitorando atendimento e administrando conflitos entre operadores e clientes.
Acompanha o cadastramento de usuários e a realização de pesquisa de opinião Verifica o trabalho feito de cobrança de débitos e de negociação de condições de pagamento.
Examina o diagnóstico feito de problemas no funcionamento de produtos e de falhas em serviços prestados, intervindo para encaminhamento dos casos mais complexos para outras áreas.
Acompanha o cumprimento de metas Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade no trato com pessoas, verificando o cumprimento de procedimentos e analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.
Emite relatórios de controle e desempenho Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4201-35 deve demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, controlar atividades financeiras, planejar trabalho da equipe, supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho, avaliar qualidade dos serviços, atender público e informantes.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-35
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35
Um Supervisor de telemarketing e atendimento (ou sinônimo) deve propor novos serviços aos clientes, agir com flexibilidade, monitorar atendimento telefônico, elaborar cronograma de trabalho, manter-se atualizado, propor penalidades aos funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, agir com empatia, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, tabular dados, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, controlar ligações telefônicas, administrar banco de dados e listagens, agir com desenvoltura, administrar conflitos entre funcionários, elaborar escalas de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, elaborar programação de férias, definir recursos de trabalho, verificar consistência de dados coletados, emitir relatórios de controle e desempenho, definir perfil para cargos, agir com ética e atitude profissional, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, promover atendimento personalizado ao cliente, propor fechamento de contratos, aplicar penalidades aos funcionários, rever rotinas de trabalho, treinar novos funcionários, relatar necessidades de clientes e não clientes, dimensionar equipe de trabalho, liderar equipe, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, identificar prioridades, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, avaliar desempenho dos funcionários, justificar diferenças de caixa, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, promover reuniões, controlar as emoções, prestar informações ao público e informantes, orientar trabalho dos empregados, reconhecer diferenças pessoais, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, definir rotinas de trabalho, propor reciclagem de funcionários, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, promover rodízio de funções, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, atuar com dinamismo, administrar conflitos entre funcionários e clientes, identificar falhas do processo de trabalho, propor desligamentos de funcionários, reenquadrar funcionários em outra função, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, relatar falhas do processo de trabalho, agir com criatividade, esclarecer dúvidas dos funcionários, verificar necessidades de novos equipamentos, intermediar conflitos entre áreas internas, expressar-se com fluência verbal, analisar relatórios, selecionar pessoal, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, estimar volume de trabalho, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, demonstrar atitude pró-ativa, propor admissões de funcionários, criar relacionamento interpessoal, propor promoções de funcionários.