CBO 4201-35 - Supervisor de telemarketing e atendimento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa
O profissional no cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado.
Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4201-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-35
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Supervisor de telemarketing e atendimento
O Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 planeja o trabalho da equipe, estabelecendo prioridades, propondo ações de melhoria em processos e definindo estratégias para atendimento e para oferta de produtos e/ou serviços Dimensiona equipe e distribui carga de trabalho.
Providencia suprimento de materiais e de equipamentos para execução dos serviços.
Pode coordenar a implantação de novos sistemas, tais como sistemas informatizados para realização, transferência de chamadas ou rediscagem, sistemas informatizados de informações técnicas sobre prestação de serviços, sistemas informatizados de informações sobre produtos, crédito, formas de pagamento, valores, descontos, encargos e cláusulas contratuais Controla os serviços de atendimento, compilando informações sobre potenciais clientes, definindo ou providenciando roteiros, corrigindo falhas do processo de trabalho, administrando banco de dados e listagens, monitorando atendimento e administrando conflitos entre operadores e clientes.
Acompanha o cadastramento de usuários e a realização de pesquisa de opinião Verifica o trabalho feito de cobrança de débitos e de negociação de condições de pagamento.
Examina o diagnóstico feito de problemas no funcionamento de produtos e de falhas em serviços prestados, intervindo para encaminhamento dos casos mais complexos para outras áreas.
Acompanha o cumprimento de metas Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade no trato com pessoas, verificando o cumprimento de procedimentos e analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.
Emite relatórios de controle e desempenho Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4201-35 deve demonstrar competências pessoais, atender público e informantes, administrar pessoal, planejar trabalho da equipe, supervisionar execução dos serviços, controlar atividades financeiras, avaliar qualidade dos serviços, qualificar equipe de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-35
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35
Um Supervisor de telemarketing e atendimento (ou sinônimo) deve definir perfil para cargos, propor reciclagem de funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, verificar necessidades de novos equipamentos, definir rotinas de trabalho, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, definir recursos de trabalho, expressar-se com fluência verbal, promover rodízio de funções, propor promoções de funcionários, avaliar desempenho dos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, monitorar atendimento telefônico, propor fechamento de contratos, controlar as emoções, identificar falhas do processo de trabalho, justificar diferenças de caixa, reconhecer diferenças pessoais, estimar volume de trabalho, rever rotinas de trabalho, elaborar escalas de trabalho, propor desligamentos de funcionários, verificar consistência de dados coletados, manter-se atualizado, relatar necessidades de clientes e não clientes, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, identificar prioridades, tabular dados, aplicar penalidades aos funcionários, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, agir com ética e atitude profissional, promover atendimento personalizado ao cliente, elaborar cronograma de trabalho, elaborar programação de férias, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, agir com empatia, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, administrar conflitos entre funcionários, agir com criatividade, intermediar conflitos entre áreas internas, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, propor penalidades aos funcionários, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, selecionar pessoal, agir com desenvoltura, relatar falhas do processo de trabalho, propor admissões de funcionários, analisar relatórios, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, reenquadrar funcionários em outra função, criar relacionamento interpessoal, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, promover reuniões, esclarecer dúvidas dos funcionários, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, demonstrar atitude pró-ativa, agir com flexibilidade, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, propor novos serviços aos clientes, atuar com dinamismo, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, treinar novos funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, administrar banco de dados e listagens, orientar trabalho dos empregados, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, prestar informações ao público e informantes, controlar ligações telefônicas, liderar equipe, emitir relatórios de controle e desempenho, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, administrar conflitos entre funcionários e clientes, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes.