CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente comercial (agência postal), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Atendente comercial (agência postal)
O Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-05 deve tratar objetos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, receber valores de vendas de produtos e serviços, prestar informações, controlar numerários e valores, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-05
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05
Um Atendente comercial (agência postal) (ou sinônimo) deve pesar objetos, arquivar documentos e cupons fiscais, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, oferecer produtos e serviços aos clientes, atender as necessidades dos clientes, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, manter-se atualizado, demonstrar honestidade, controlar estoque de materiais, consultar código de defesa do consumidor, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, verificar autenticidade das cédulas recebidas, demonstrar fluência verbal, informar as condições de pagamento, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, trabalhar em equipe, demonstrar empatia, efetuar sangria conforme limite, manter sigilo profissional, orientar clientes via telefone, consultar os procedimentos e normas da empresa, carimbar documentos e objetos, relacionar-se com urbanidade, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, organizar arquivos, protocolar o recebimento de objetos registrados, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, efetuar balancete de fechamento contábil, controlar fluxo de caixa, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, expedir objetos, agir com ética, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, transmitir dados do movimento diário, contar numerário, informar código de endereçamento postal, registrar entrada de numerário, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, receber contas e tributos, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, efetuar o fechamento do caixa, informar ao cliente o valor a ser pago, demonstrar agilidade, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, abrir o caixa, demonstrar eficiência, conferir cheques recebidos, efetuar pedidos de materiais, controlar a freqüência dos funcionários, demonstrar responsabilidade, mostrar-se atencioso, informar o horário de atendimento ao público, fazer triagem interna de objetos registrados, demonstrar pontualidade, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, demonstrar assiduidade, sangrar valores do caixa, efetuar o fechamento do sub-caixa, fazer triagem de objetos para caixas postais, realizar pesquisa pré-venda, anotar pedidos via telefone, efetuar troco, divulgar promoções e eventos, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, pagar benefícios, registrar entrada de produtos com valor de numerário, realizar pesquisa pós-venda, encaminhar os clientes aos setores competentes, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, abrir o sub-caixa, emitir cupom fiscal, participar de cursos de treinamento, preencher relatórios administrativos, demonstrar conhecimentos de informática, vender produtos e serviços via telefone, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, demonstrar paciência.