CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente comercial (agência postal), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Atendente comercial (agência postal)
O Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-05 deve receber valores de vendas de produtos e serviços, controlar numerários e valores, realizar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais, prestar informações, comunicar-se, tratar objetos.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-05
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05
Um Atendente comercial (agência postal) (ou sinônimo) deve organizar arquivos, protocolar o recebimento de objetos registrados, agir com ética, vender produtos e serviços via telefone, pagar benefícios, demonstrar conhecimentos de informática, mostrar-se atencioso, trabalhar em equipe, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, registrar entrada de numerário, fazer triagem de objetos para caixas postais, demonstrar responsabilidade, emitir cupom fiscal, demonstrar empatia, pesar objetos, verificar autenticidade das cédulas recebidas, encaminhar os clientes aos setores competentes, demonstrar pontualidade, carimbar documentos e objetos, transmitir dados do movimento diário, anotar pedidos via telefone, efetuar balancete de fechamento contábil, participar de cursos de treinamento, controlar a freqüência dos funcionários, informar o horário de atendimento ao público, efetuar o fechamento do caixa, consultar código de defesa do consumidor, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, informar as condições de pagamento, efetuar o fechamento do sub-caixa, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar agilidade, contar numerário, oferecer produtos e serviços aos clientes, preencher relatórios administrativos, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, receber contas e tributos, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, realizar pesquisa pós-venda, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, sangrar valores do caixa, conferir cheques recebidos, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, efetuar troco, informar ao cliente o valor a ser pago, registrar entrada de produtos com valor de numerário, manter-se atualizado, demonstrar assiduidade, efetuar pedidos de materiais, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, arquivar documentos e cupons fiscais, demonstrar paciência, controlar estoque de materiais, informar código de endereçamento postal, consultar os procedimentos e normas da empresa, fazer triagem interna de objetos registrados, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, orientar clientes via telefone, efetuar sangria conforme limite, demonstrar fluência verbal, divulgar promoções e eventos, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, controlar fluxo de caixa, manter sigilo profissional, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, demonstrar honestidade, relacionar-se com urbanidade, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, atender as necessidades dos clientes, abrir o sub-caixa, expedir objetos, abrir o caixa, demonstrar eficiência, realizar pesquisa pré-venda.