CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Atendente comercial (agência postal)
O Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-05 deve receber valores de vendas de produtos e serviços, prestar informações, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, controlar numerários e valores, realizar atividades técnico-administrativas, tratar objetos.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-05
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05
Um Atendente comercial (agência postal) (ou sinônimo) deve agir com ética, carimbar documentos e objetos, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, vender produtos e serviços via telefone, demonstrar eficiência, emitir cupom fiscal, consultar os procedimentos e normas da empresa, orientar clientes via telefone, efetuar pedidos de materiais, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, demonstrar pontualidade, controlar a freqüência dos funcionários, expedir objetos, manter-se atualizado, realizar pesquisa pós-venda, abrir o sub-caixa, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, demonstrar fluência verbal, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, fazer triagem de objetos para caixas postais, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, receber contas e tributos, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, efetuar sangria conforme limite, informar o horário de atendimento ao público, efetuar o fechamento do sub-caixa, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, anotar pedidos via telefone, atender as necessidades dos clientes, manter sigilo profissional, preencher relatórios administrativos, demonstrar responsabilidade, registrar entrada de produtos com valor de numerário, verificar autenticidade das cédulas recebidas, demonstrar assiduidade, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, registrar entrada de numerário, organizar arquivos, conferir cheques recebidos, demonstrar agilidade, pesar objetos, controlar estoque de materiais, mostrar-se atencioso, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, encaminhar os clientes aos setores competentes, divulgar promoções e eventos, pagar benefícios, realizar pesquisa pré-venda, controlar fluxo de caixa, protocolar o recebimento de objetos registrados, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, fazer triagem interna de objetos registrados, oferecer produtos e serviços aos clientes, sangrar valores do caixa, transmitir dados do movimento diário, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, relacionar-se com urbanidade, demonstrar conhecimentos de informática, contar numerário, efetuar o fechamento do caixa, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, efetuar balancete de fechamento contábil, trabalhar em equipe, demonstrar paciência, demonstrar empatia, efetuar troco, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, consultar código de defesa do consumidor, abrir o caixa, demonstrar honestidade, informar ao cliente o valor a ser pago, participar de cursos de treinamento, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, informar código de endereçamento postal, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, arquivar documentos e cupons fiscais, informar as condições de pagamento.