CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Atendente comercial (agência postal)
O Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-05 deve realizar atividades técnico-administrativas, tratar objetos, prestar informações, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, controlar numerários e valores, receber valores de vendas de produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-05
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05
Um Atendente comercial (agência postal) (ou sinônimo) deve demonstrar paciência, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, contar numerário, encaminhar os clientes aos setores competentes, protocolar o recebimento de objetos registrados, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, mostrar-se atencioso, informar as condições de pagamento, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, divulgar promoções e eventos, demonstrar responsabilidade, demonstrar fluência verbal, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, controlar fluxo de caixa, efetuar o fechamento do caixa, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, receber contas e tributos, anotar pedidos via telefone, vender produtos e serviços via telefone, conferir cheques recebidos, verificar autenticidade das cédulas recebidas, controlar estoque de materiais, efetuar o fechamento do sub-caixa, efetuar pedidos de materiais, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, transmitir dados do movimento diário, informar código de endereçamento postal, registrar entrada de numerário, demonstrar pontualidade, abrir o caixa, controlar a freqüência dos funcionários, demonstrar empatia, fazer triagem interna de objetos registrados, demonstrar honestidade, registrar entrada de produtos com valor de numerário, abrir o sub-caixa, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, expedir objetos, organizar arquivos, demonstrar agilidade, participar de cursos de treinamento, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, informar o horário de atendimento ao público, manter-se atualizado, carimbar documentos e objetos, pesar objetos, manter sigilo profissional, oferecer produtos e serviços aos clientes, preencher relatórios administrativos, demonstrar assiduidade, realizar pesquisa pré-venda, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, pagar benefícios, agir com ética, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, informar ao cliente o valor a ser pago, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, demonstrar eficiência, demonstrar conhecimentos de informática, atender as necessidades dos clientes, emitir cupom fiscal, consultar os procedimentos e normas da empresa, fazer triagem de objetos para caixas postais, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, relacionar-se com urbanidade, trabalhar em equipe, realizar pesquisa pós-venda, efetuar troco, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, orientar clientes via telefone, efetuar balancete de fechamento contábil, efetuar sangria conforme limite, consultar código de defesa do consumidor, arquivar documentos e cupons fiscais, sangrar valores do caixa.