CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Atendente comercial (agência postal)
O Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-05 deve prestar informações, controlar numerários e valores, comunicar-se, tratar objetos, realizar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais, receber valores de vendas de produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-05
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05
Um Atendente comercial (agência postal) (ou sinônimo) deve ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, protocolar o recebimento de objetos registrados, sangrar valores do caixa, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, informar as condições de pagamento, informar ao cliente o valor a ser pago, abrir o caixa, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, pagar benefícios, verificar autenticidade das cédulas recebidas, transmitir dados do movimento diário, consultar os procedimentos e normas da empresa, efetuar o fechamento do caixa, demonstrar empatia, emitir cupom fiscal, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, controlar fluxo de caixa, demonstrar conhecimentos de informática, arquivar documentos e cupons fiscais, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, consultar código de defesa do consumidor, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, registrar entrada de produtos com valor de numerário, demonstrar eficiência, demonstrar paciência, abrir o sub-caixa, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, contar numerário, fazer triagem de objetos para caixas postais, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, realizar pesquisa pós-venda, conferir cheques recebidos, demonstrar pontualidade, vender produtos e serviços via telefone, realizar pesquisa pré-venda, carimbar documentos e objetos, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, mostrar-se atencioso, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, atender as necessidades dos clientes, organizar arquivos, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, demonstrar honestidade, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, controlar estoque de materiais, anotar pedidos via telefone, participar de cursos de treinamento, receber contas e tributos, orientar clientes via telefone, divulgar promoções e eventos, demonstrar assiduidade, encaminhar os clientes aos setores competentes, demonstrar agilidade, trabalhar em equipe, efetuar sangria conforme limite, fazer triagem interna de objetos registrados, manter-se atualizado, informar o horário de atendimento ao público, informar código de endereçamento postal, efetuar troco, registrar entrada de numerário, demonstrar responsabilidade, controlar a freqüência dos funcionários, relacionar-se com urbanidade, manter sigilo profissional, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, efetuar pedidos de materiais, preencher relatórios administrativos, efetuar o fechamento do sub-caixa, demonstrar fluência verbal, agir com ética, oferecer produtos e serviços aos clientes, efetuar balancete de fechamento contábil, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, expedir objetos, pesar objetos.