Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

O profissional no cargo de Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.

Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.

Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Atendente comercial (agência postal), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Atendente comercial (agência postal)

O Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05 realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.

Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.

Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.

Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.

Controla o fluxo de caixa.

Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.

Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.

Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.

Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4211-05 deve tratar objetos, comunicar-se, receber valores de vendas de produtos e serviços, controlar numerários e valores, prestar informações, realizar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-05

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal) CBO 4211-05

Um Atendente comercial (agência postal) (ou sinônimo) deve divulgar promoções e eventos, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, efetuar sangria conforme limite, preencher relatórios administrativos, participar de cursos de treinamento, demonstrar honestidade, atender as necessidades dos clientes, contar numerário, transmitir dados do movimento diário, efetuar o fechamento do caixa, fazer triagem de objetos para caixas postais, emitir cupom fiscal, registrar entrada de produtos com valor de numerário, mostrar-se atencioso, receber contas e tributos, demonstrar assiduidade, abrir o sub-caixa, informar código de endereçamento postal, informar ao cliente o valor a ser pago, manter sigilo profissional, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, protocolar o recebimento de objetos registrados, controlar a freqüência dos funcionários, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, demonstrar agilidade, carimbar documentos e objetos, organizar arquivos, encaminhar os clientes aos setores competentes, trabalhar em equipe, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, expedir objetos, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, verificar autenticidade das cédulas recebidas, oferecer produtos e serviços aos clientes, arquivar documentos e cupons fiscais, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, fazer triagem interna de objetos registrados, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, agir com ética, efetuar troco, relacionar-se com urbanidade, consultar código de defesa do consumidor, demonstrar pontualidade, informar as condições de pagamento, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, sangrar valores do caixa, demonstrar eficiência, pagar benefícios, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, efetuar pedidos de materiais, abrir o caixa, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, realizar pesquisa pré-venda, anotar pedidos via telefone, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, demonstrar paciência, demonstrar empatia, pesar objetos, manter-se atualizado, registrar entrada de numerário, orientar clientes via telefone, demonstrar responsabilidade, demonstrar conhecimentos de informática, controlar fluxo de caixa, demonstrar fluência verbal, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, efetuar o fechamento do sub-caixa, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, controlar estoque de materiais, realizar pesquisa pós-venda, conferir cheques recebidos, efetuar balancete de fechamento contábil, consultar os procedimentos e normas da empresa, informar o horário de atendimento ao público, vender produtos e serviços via telefone.

Cargos e salários CBO 4211-05 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Não há posts para exibir