CBO 4211-10 - Bilheteiro de transportes coletivos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Bilheteiro de transportes coletivos CBO 4211-10 executa rotinas operacionais relacionadas à venda de passagens em guichês, nos serviços de transporte coletivo Presta informações aos usuários e vende passagens de transporte urbano e interurbano.
Controla recursos financeiros, abrindo e fechando o caixa, registrando e conferindo numerário ou outra forma de pagamento Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4211-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Bilheteiro de transportes coletivos
O Bilheteiro de transportes coletivos CBO 4211-10 atende usuários de transportes coletivos, prestando informações sobre documentos e normas para embarque e sobre itinerários, horários, preços, locais de parada e duração de viagens Afixa tabela com informações sobre serviços em locais visíveis.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Vende passagens de transporte coletivo urbano e interurbano em guichês, informando ao usuário o valor a ser pago e recebendo numerário ou outra forma de pagamento Pode solicitar, ao usuário, a apresentação de documento para comprovar direito a desconto ou a outro benefício.
Controla recursos financeiros, abrindo o caixa, registrando numerário ou outra forma de pagamento, conferindo o valor, examinando a autenticidade de cédulas recebidas e fechando o caixa Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Remete numerário à tesouraria.
Controla fluxo de caixa Presta apoio na solicitação de atendimento, em caso de acidente ou emergência nos serviços de transporte.
Preenche formulários e relatórios administrativos.
Controla estoque de materiais necessários à execução do trabalho Organiza e arquiva documentos e cupons fiscais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-10 deve comunicar-se, prestar informações, controlar numerários e valores, demonstrar competências pessoais, receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-10
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Bilheteiro de transportes coletivos CBO 4211-10
Um Bilheteiro de transportes coletivos (ou sinônimo) deve informar ao cliente o valor a ser pago, controlar estoque de materiais, demonstrar conhecimentos de informática, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, realizar pesquisa pós-venda, mostrar-se atencioso, efetuar sangria conforme limite, demonstrar eficiência, informar horários de partida e chegada, realizar pesquisa pré-venda, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, participar de cursos de treinamento, demonstrar pontualidade, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, informar o local e horário das paradas, efetuar pedidos de materiais, orientar clientes via telefone, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, demonstrar assiduidade, demonstrar fluência verbal, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, manter sigilo profissional, informar itinerários, encaminhar os clientes aos setores competentes, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, informar documentação e normas para embarque, demonstrar empatia, demonstrar honestidade, registrar entrada de produtos com valor de numerário, preencher relatórios administrativos, demonstrar paciência, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, consultar código de defesa do consumidor, informar preço de passagem, relacionar-se com urbanidade, efetuar o fechamento do caixa, contar numerário, arquivar documentos e cupons fiscais, manter-se atualizado, verificar autenticidade das cédulas recebidas, controlar fluxo de caixa, demonstrar agilidade, informar o horário de atendimento ao público, agir com ética, atender as necessidades dos clientes, anotar pedidos via telefone, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, registrar entrada de numerário, efetuar troco, trabalhar em equipe, abrir o caixa, consultar os procedimentos e normas da empresa, demonstrar responsabilidade, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, organizar arquivos, sangrar valores do caixa.