CBO 4211-20 - Emissor de passagens - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Emissor de passagens CBO 4211-20 realiza a venda e a emissão de passagens terrestres, marítimas e aéreas Presta informações ao público.
Faz cotação de preços, efetiva reserva e executa emissão online ou presencial de passagens Recebe e confere o pagamento Controla os recursos financeiros, remetendo numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Atua de acordo com regras estabelecidas para viagens nacionais e internacionais e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Emissor de passagens, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Emissor de passagens
O Emissor de passagens CBO 4211-20 presta informações ao público relativas a destinos, conexões, duração e horários de partida e chegada de viagens terrestres, marítimas e aéreas Faz cotação de preços de passagem, a partir da definição de destino, de data da viagem, de escalas ou conexões no trecho.
Pode usar, na pesquisa, sistemas de busca que consideram todos os tipos de companhias, para encontrar as opções mais adequadas ao viajante.
Faz reserva online ou presencial de passagens, fornecendo número da reserva ou código de referência para consulta Realiza emissão online ou presencial de passagens, confirmando dados e informando sobre documentação e normas para embarque.
Presta esclarecimentos sobre local marcado para a viagem - assento ou cabine -, sobre volumes de bagagens e sobre apólice de seguro viagem Informa sobre as condições para troca e cancelamento das passagens emitidas.
Recebe o pagamento online ou presencialmente, informando o valor a ser pago e conferindo o pagamento.
Controla os recursos financeiros, efetuando abertura e fechamento de caixa, administrando recursos financeiros da venda em espécie e em cartões de débito/ crédito e examinando autenticidade de cédulas e cartões Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Pode realizar o pós-venda, levantando informações sobre a viagem realizada, registrando reclamações e sugestões, para aperfeiçoamento dos processos.
Efetua os registros em impressos próprios Arquiva documentos e cupons fiscais Preenche relatórios administrativos.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-20 deve realizar atividades técnico-administrativas, controlar numerários e valores, prestar informações, demonstrar competências pessoais, receber valores de vendas de produtos e serviços, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-20
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Emissor de passagens CBO 4211-20
Um Emissor de passagens (ou sinônimo) deve anotar pedidos via telefone, conferir cheques recebidos, manter sigilo profissional, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, agir com ética, consultar código de defesa do consumidor, demonstrar empatia, realizar pesquisa pós-venda, carimbar documentos e objetos, informar preço de passagem, arquivar documentos e cupons fiscais, realizar pesquisa pré-venda, verificar autenticidade das cédulas recebidas, registrar entrada de numerário, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, encaminhar os clientes aos setores competentes, demonstrar honestidade, participar de cursos de treinamento, trabalhar em equipe, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, demonstrar assiduidade, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, efetuar pedidos de materiais, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, informar prazo para trocas e cancelamentos de passagem, contar numerário, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, demonstrar responsabilidade, informar o local e horário das paradas, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, demonstrar fluência verbal, controlar fluxo de caixa, informar horários de partida e chegada, emitir passagens, preencher relatórios administrativos, informar documentação e normas para embarque, demonstrar paciência, informar as condições de pagamento, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, informar quantidade de volume isento de tarifa por passagem, demonstrar pontualidade, efetuar sangria conforme limite, despachar encomendas, preencher borderô, atender as necessidades dos clientes, organizar arquivos, controlar a freqüência dos funcionários, registrar entrada de produtos com valor de numerário, abrir a bilheteria para informações ao público, vender produtos e serviços via telefone, oferecer produtos e serviços aos clientes, informar itinerários, demonstrar eficiência, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, sangrar valores do caixa, efetuar troco, demonstrar agilidade, informar o horário de atendimento ao público, abrir o caixa, efetuar o fechamento do caixa, demonstrar conhecimentos de informática, mostrar-se atencioso, informar a capacidade de lotação, embalar produtos vendidos, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, emitir cupom fiscal, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, informar ao cliente o valor a ser pago, orientar clientes via telefone, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, consultar os procedimentos e normas da empresa, relacionar-se com urbanidade, manter-se atualizado, controlar estoque de materiais.