CBO 4211-20 - Emissor de passagens - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Emissor de passagens CBO 4211-20 realiza a venda e a emissão de passagens terrestres, marítimas e aéreas Presta informações ao público.
Faz cotação de preços, efetiva reserva e executa emissão online ou presencial de passagens Recebe e confere o pagamento Controla os recursos financeiros, remetendo numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Atua de acordo com regras estabelecidas para viagens nacionais e internacionais e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Emissor de passagens, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Emissor de passagens
O Emissor de passagens CBO 4211-20 presta informações ao público relativas a destinos, conexões, duração e horários de partida e chegada de viagens terrestres, marítimas e aéreas Faz cotação de preços de passagem, a partir da definição de destino, de data da viagem, de escalas ou conexões no trecho.
Pode usar, na pesquisa, sistemas de busca que consideram todos os tipos de companhias, para encontrar as opções mais adequadas ao viajante.
Faz reserva online ou presencial de passagens, fornecendo número da reserva ou código de referência para consulta Realiza emissão online ou presencial de passagens, confirmando dados e informando sobre documentação e normas para embarque.
Presta esclarecimentos sobre local marcado para a viagem - assento ou cabine -, sobre volumes de bagagens e sobre apólice de seguro viagem Informa sobre as condições para troca e cancelamento das passagens emitidas.
Recebe o pagamento online ou presencialmente, informando o valor a ser pago e conferindo o pagamento.
Controla os recursos financeiros, efetuando abertura e fechamento de caixa, administrando recursos financeiros da venda em espécie e em cartões de débito/ crédito e examinando autenticidade de cédulas e cartões Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Pode realizar o pós-venda, levantando informações sobre a viagem realizada, registrando reclamações e sugestões, para aperfeiçoamento dos processos.
Efetua os registros em impressos próprios Arquiva documentos e cupons fiscais Preenche relatórios administrativos.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-20 deve receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais, prestar informações, comunicar-se, controlar numerários e valores.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-20
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Emissor de passagens CBO 4211-20
Um Emissor de passagens (ou sinônimo) deve propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, embalar produtos vendidos, demonstrar paciência, agir com ética, informar o horário de atendimento ao público, realizar pesquisa pré-venda, demonstrar assiduidade, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, despachar encomendas, participar de cursos de treinamento, mostrar-se atencioso, contar numerário, trabalhar em equipe, informar ao cliente o valor a ser pago, encaminhar os clientes aos setores competentes, demonstrar responsabilidade, demonstrar eficiência, atender as necessidades dos clientes, conferir cheques recebidos, oferecer produtos e serviços aos clientes, demonstrar pontualidade, controlar estoque de materiais, informar prazo para trocas e cancelamentos de passagem, carimbar documentos e objetos, informar horários de partida e chegada, controlar a freqüência dos funcionários, preencher relatórios administrativos, relacionar-se com urbanidade, orientar clientes via telefone, efetuar o fechamento do caixa, sangrar valores do caixa, manter sigilo profissional, consultar os procedimentos e normas da empresa, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, abrir o caixa, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, demonstrar agilidade, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, consultar código de defesa do consumidor, vender produtos e serviços via telefone, manter-se atualizado, informar preço de passagem, preencher borderô, emitir passagens, demonstrar conhecimentos de informática, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, demonstrar fluência verbal, registrar entrada de numerário, registrar entrada de produtos com valor de numerário, verificar autenticidade das cédulas recebidas, informar itinerários, abrir a bilheteria para informações ao público, informar documentação e normas para embarque, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, informar as condições de pagamento, emitir cupom fiscal, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, organizar arquivos, realizar pesquisa pós-venda, efetuar troco, efetuar pedidos de materiais, demonstrar empatia, demonstrar honestidade, informar a capacidade de lotação, informar quantidade de volume isento de tarifa por passagem, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, efetuar sangria conforme limite, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, informar o local e horário das paradas, arquivar documentos e cupons fiscais, anotar pedidos via telefone, controlar fluxo de caixa.