CBO 4211-20 - Emissor de passagens - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Emissor de passagens CBO 4211-20 realiza a venda e a emissão de passagens terrestres, marítimas e aéreas Presta informações ao público.
Faz cotação de preços, efetiva reserva e executa emissão online ou presencial de passagens Recebe e confere o pagamento Controla os recursos financeiros, remetendo numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Atua de acordo com regras estabelecidas para viagens nacionais e internacionais e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Emissor de passagens, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Emissor de passagens
O Emissor de passagens CBO 4211-20 presta informações ao público relativas a destinos, conexões, duração e horários de partida e chegada de viagens terrestres, marítimas e aéreas Faz cotação de preços de passagem, a partir da definição de destino, de data da viagem, de escalas ou conexões no trecho.
Pode usar, na pesquisa, sistemas de busca que consideram todos os tipos de companhias, para encontrar as opções mais adequadas ao viajante.
Faz reserva online ou presencial de passagens, fornecendo número da reserva ou código de referência para consulta Realiza emissão online ou presencial de passagens, confirmando dados e informando sobre documentação e normas para embarque.
Presta esclarecimentos sobre local marcado para a viagem - assento ou cabine -, sobre volumes de bagagens e sobre apólice de seguro viagem Informa sobre as condições para troca e cancelamento das passagens emitidas.
Recebe o pagamento online ou presencialmente, informando o valor a ser pago e conferindo o pagamento.
Controla os recursos financeiros, efetuando abertura e fechamento de caixa, administrando recursos financeiros da venda em espécie e em cartões de débito/ crédito e examinando autenticidade de cédulas e cartões Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Pode realizar o pós-venda, levantando informações sobre a viagem realizada, registrando reclamações e sugestões, para aperfeiçoamento dos processos.
Efetua os registros em impressos próprios Arquiva documentos e cupons fiscais Preenche relatórios administrativos.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-20 deve controlar numerários e valores, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas, prestar informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-20
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Emissor de passagens CBO 4211-20
Um Emissor de passagens (ou sinônimo) deve realizar pesquisa pós-venda, sangrar valores do caixa, controlar estoque de materiais, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, informar documentação e normas para embarque, manter sigilo profissional, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, registrar entrada de produtos com valor de numerário, emitir passagens, vender produtos e serviços via telefone, informar horários de partida e chegada, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, informar a capacidade de lotação, controlar a freqüência dos funcionários, informar as condições de pagamento, registrar entrada de numerário, oferecer produtos e serviços aos clientes, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, informar prazo para trocas e cancelamentos de passagem, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, demonstrar conhecimentos de informática, participar de cursos de treinamento, carimbar documentos e objetos, atender as necessidades dos clientes, trabalhar em equipe, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, abrir a bilheteria para informações ao público, embalar produtos vendidos, informar o horário de atendimento ao público, conferir cheques recebidos, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, informar o local e horário das paradas, informar itinerários, verificar autenticidade das cédulas recebidas, orientar clientes via telefone, demonstrar responsabilidade, anotar pedidos via telefone, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, abrir o caixa, realizar pesquisa pré-venda, encaminhar os clientes aos setores competentes, arquivar documentos e cupons fiscais, mostrar-se atencioso, demonstrar paciência, organizar arquivos, informar preço de passagem, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, agir com ética, demonstrar agilidade, demonstrar fluência verbal, consultar os procedimentos e normas da empresa, demonstrar pontualidade, informar quantidade de volume isento de tarifa por passagem, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, demonstrar assiduidade, demonstrar empatia, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, consultar código de defesa do consumidor, efetuar sangria conforme limite, contar numerário, preencher relatórios administrativos, efetuar o fechamento do caixa, despachar encomendas, relacionar-se com urbanidade, manter-se atualizado, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, emitir cupom fiscal, efetuar pedidos de materiais, controlar fluxo de caixa, preencher borderô, demonstrar honestidade, efetuar troco, informar ao cliente o valor a ser pago, demonstrar eficiência, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos.