CBO 4211-25 - Operador de caixa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Operador de caixa CBO 4211-25 executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.
Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de caixa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de caixa
O Operador de caixa CBO 4211-25 presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.
Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.
Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.
Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.
Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.
Informa condições para trocas.
Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-25 deve realizar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, receber valores de vendas de produtos e serviços, prestar informações, controlar numerários e valores.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-25
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25
Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, abrir o caixa, participar de cursos de treinamento, demonstrar fluência verbal, controlar estoque de materiais, orientar clientes via telefone, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, contar numerário, controlar fluxo de caixa, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, consultar código de defesa do consumidor, emitir cupom fiscal, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, efetuar sangria conforme limite, efetuar troco, agir com ética, anotar pedidos via telefone, preencher relatórios administrativos, embalar produtos vendidos, trabalhar em equipe, efetuar o fechamento do caixa, oferecer produtos e serviços aos clientes, demonstrar empatia, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, relacionar-se com urbanidade, realizar pesquisa pós-venda, demonstrar honestidade, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, demonstrar conhecimentos de informática, arquivar documentos e cupons fiscais, divulgar promoções e eventos, informar a localização de mercadorias e produtos, consultar os procedimentos e normas da empresa, encaminhar os clientes aos setores competentes, verificar autenticidade das cédulas recebidas, conferir cheques recebidos, sangrar valores do caixa, realizar pesquisa pré-venda, mostrar-se atencioso, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, demonstrar responsabilidade, demonstrar eficiência, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, informar as condições de pagamento, informar o horário de atendimento ao público, demonstrar assiduidade, vender produtos e serviços via telefone, manter sigilo profissional, registrar entrada de produtos com valor de numerário, carimbar documentos e objetos, registrar entrada de numerário, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, demonstrar pontualidade, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, atender as necessidades dos clientes, demonstrar paciência, manter-se atualizado, efetuar pedidos de materiais, demonstrar agilidade, preencher borderô, informar ao cliente o valor a ser pago.