CBO 4211-25 - Operador de caixa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Operador de caixa CBO 4211-25 executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.
Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de caixa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de caixa
O Operador de caixa CBO 4211-25 presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.
Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.
Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.
Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.
Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.
Informa condições para trocas.
Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-25 deve comunicar-se, realizar atividades técnico-administrativas, controlar numerários e valores, receber valores de vendas de produtos e serviços, prestar informações, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-25
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25
Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, orientar clientes via telefone, mostrar-se atencioso, arquivar documentos e cupons fiscais, efetuar o fechamento do caixa, demonstrar empatia, informar a localização de mercadorias e produtos, abrir o caixa, registrar entrada de numerário, sangrar valores do caixa, divulgar promoções e eventos, vender produtos e serviços via telefone, efetuar troco, carimbar documentos e objetos, conferir cheques recebidos, efetuar sangria conforme limite, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar fluência verbal, informar ao cliente o valor a ser pago, anotar pedidos via telefone, consultar código de defesa do consumidor, emitir cupom fiscal, oferecer produtos e serviços aos clientes, registrar entrada de produtos com valor de numerário, demonstrar responsabilidade, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, atender as necessidades dos clientes, demonstrar pontualidade, manter sigilo profissional, contar numerário, verificar autenticidade das cédulas recebidas, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, informar as condições de pagamento, demonstrar eficiência, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, embalar produtos vendidos, realizar pesquisa pré-venda, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, realizar pesquisa pós-venda, demonstrar assiduidade, informar o horário de atendimento ao público, efetuar pedidos de materiais, preencher borderô, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar agilidade, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, demonstrar paciência, informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, controlar fluxo de caixa, controlar estoque de materiais, encaminhar os clientes aos setores competentes, manter-se atualizado, trabalhar em equipe, preencher relatórios administrativos, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, agir com ética, relacionar-se com urbanidade, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, demonstrar honestidade, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, participar de cursos de treinamento, consultar os procedimentos e normas da empresa.