CBO 4213-05 - Cobrador externo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cobradores e afins
O profissional no cargo de Cobrador externo CBO 4213-05 executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, indo ao endereço do devedor Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.
Define estratégias e elabora itinerário de cobrança Contata cada devedor e negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, fazendo prestação de contas e emitindo relatório.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4213-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cobrador externo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores e afins CBO 4213-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Cobrador externo
O Cobrador externo CBO 4213-05 prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito, averiguando as razões da inadimplência e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.
Consulta códigos civil, comercial e do consumidor.
Define estratégias e elabora itinerário de cobrança por região Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.
Atualiza cadastro do devedor, levantando informações junto à vizinhança e no local de trabalho, consultando pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Pode localizar bens dados como garantia de dívida, avaliando seu estado físico.
Contata o devedor e seu avalista ou fiador, verificando a situação financeira de cada um.
Informa, ao devedor, o seu débito, esclarecendo as consequências da inadimplência e as vantagens da recuperação do crédito Apresenta, ao devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.
Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo recibos e comprovantes de quitação de dívidas.
Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas Também, pode notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.
Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas no contato com devedor e fazendo prestação de contas Elabora relatório de encerramento da cobrança ou encaminha o processo ao departamento jurídico Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4213-05 deve cobrar valores devidos, comunicar-se com devedor, preparar cobrança, demonstrar competências pessoais, atualizar cadastro, informar ao devedor, identificar cobranças indevidas, registrar histórico da ação de cobrança.
Condições de trabalho dessas profissões
Cobradores e afins os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4213-05
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.
Atividades exercidas por um Cobrador externo CBO 4213-05
Um Cobrador externo (ou sinônimo) deve negociar formas de pagamento com o devedor, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, elaborar relatório de encerramento da cobrança, lidar com conflitos, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, emitir recibos, analisar histórico creditício do devedor, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, consultar instituições públicas, analisar faixa de atraso, valor e região, definir estratégias de cobrança, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, receber outros bens em troca das dívidas, analisar títulos e documentos de cobrança, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, demonstrar postura profissional, demonstrar paciência, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, ordenar as informações para elaboração de prestação de contas, identificar-se ao devedor, localizar o devedor pessoalmente, demonstrar perseverança, requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, manter privacidade da dívida com terceiros, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar disposição para viagem, informar devedor sobre o débito, recuperar mercadorias não pagas, rastrear localização das mercadorias devolvidas, demonstrar habilidade numérica, analisar razões da inadimplência, elaborar itinerário de cobrança, definir data de promessa de pagamento, verificar veracidade do comprovante do pagamento, demonstrar capacidade de observação, consultar informações cartográficas, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, apresentar para o devedor títulos devidos, demonstrar objetividade, demonstrar dinamismo, demonstrar disciplina, registrar ações realizadas no contato com devedor, demonstrar desinibição, verificar situação financeira do devedor, verificar prioridade do débito para o devedor, avaliar estado físico do bem, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, encaminhar processo ao departamento jurídico, contatar fiador ou avalista, verificar fatos geradores da dívida, informar sobre campanhas de desconto, suspender cobrança até o prazo acordado, demonstrar capacidade de intuição, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, consultar instituições financeiras, informar locais de pagamento, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, levantar informações sobre o devedor, entregar comprovantes de recebimentos de valores, demonstrar polidez, anexar documentos, localizar bens dados como garantia de dívida, demonstrar ambição, demonstrar capacidade de persuasão, levantar hipóteses de fraude, encaminhar títulos ao cartório, demonstrar segurança, elaborar relatórios de prestação de contas, realizar acordos com entradas simbólicas, agrupar documentos, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, transmitir confiança, fechar negociações com devedor.