CBO 4213-10 - Cobrador interno - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cobradores e afins
O profissional no cargo de Cobrador interno CBO 4213-10 executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, utilizando telefone, correio eletrônico ou outros meios de comunicação Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.
Atualiza cadastro do devedor e define estratégias de cobrança Negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, emitindo relatório.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cobrador interno, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores e afins CBO 4213-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Cobrador interno
O Cobrador interno CBO 4213-10 prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.
Calcula juros e multas, para obter o montante da dívida.
Calcula descontos e abatimentos que poderão ser oferecidos ao devedor, durante o processo de negociação Pode consultar códigos civil, comercial e do consumidor.
Atualiza o cadastro do devedor, coletando informações por meios eletrônicos, conversando com pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Define estratégias para cobrança.
Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.
Entra em contato com o devedor, adequando a linguagem ao seu perfil Pode usar diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, carta, SMS (Short Message Service ou Serviço de mensagens curtas), entre outros.
Informa ao devedor sobre o débito.
Procura levantar sua real situação financeira e averiguar as razões da sua inadimplência Enfatiza ao devedor as vantagens da recuperação do crédito e as consequências da inadimplência Negocia, com o devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.
Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo comprovantes de recebimento de valores e de quitação de dívidas Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Acompanha o cumprimento do acordo formalizado.
Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas, quando essa opção for viável Pode, também, notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.
Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas Elabora relatório administrativo-financeiro de encerramento de cobrança Pode instruir e encaminhar o processo ao departamento jurídico.
Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas Recebe e protocola documentos Organiza, arquiva e, quando necessário, digitaliza a documentação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4213-10 deve registrar histórico da ação de cobrança, comunicar-se com devedor, identificar cobranças indevidas, informar ao devedor, cobrar valores devidos, preparar cobrança, demonstrar competências pessoais, atualizar cadastro.
Condições de trabalho dessas profissões
Cobradores e afins os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4213-10
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.
Atividades exercidas por um Cobrador interno CBO 4213-10
Um Cobrador interno (ou sinônimo) deve pesquisar informações omissas no cadastro, contatar fiador ou avalista, levantar informações sobre o devedor, demonstrar capacidade de persuasão, definir data de promessa de pagamento, demonstrar postura profissional, demonstrar dinamismo, notificar débito através de carta, encaminhar processo ao departamento jurídico, elaborar relatório de encerramento da cobrança, demonstrar polidez, demonstrar objetividade, negociar formas de pagamento com o devedor, localizar pagamento efetuado, verificar veracidade do comprovante do pagamento, suspender cobrança até o prazo acordado, emitir recibos, demonstrar desinibição, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, analisar razões da inadimplência, demonstrar disciplina, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, demonstrar habilidade numérica, verificar fatos geradores da dívida, demonstrar segurança, informar sobre campanhas de desconto, anexar documentos, manter privacidade da dívida com terceiros, operar sistema de telefonia, confirmar improcedência da cobrança, demonstrar capacidade de negociação, fechar negociações com devedor, receber outros bens em troca das dívidas, demonstrar ambição, recuperar mercadorias não pagas, demonstrar capacidade de intuição, informar locais de pagamento, registrar ações realizadas no contato com devedor, verificar prioridade do débito para o devedor, realizar acordos com entradas simbólicas, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, apresentar para o devedor títulos devidos, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, levantar hipóteses de fraude, informar devedor sobre o débito, demonstrar disposição para viagem, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, demonstrar paciência, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, demonstrar perseverança, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, verificar situação financeira do devedor, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, identificar-se ao devedor, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, analisar faixa de atraso, valor e região, analisar títulos e documentos de cobrança, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, encaminhar títulos ao cartório, analisar histórico creditício do devedor, demonstrar capacidade de observação, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, lidar com conflitos, registrar informações da negociação, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, confrontar cadastro com coleta de informações, operar meios eletrônicos, definir estratégias de cobrança, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, transmitir confiança.