CBO 4213-10 - Cobrador interno - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cobradores e afins
O profissional no cargo de Cobrador interno CBO 4213-10 executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, utilizando telefone, correio eletrônico ou outros meios de comunicação Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.
Atualiza cadastro do devedor e define estratégias de cobrança Negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, emitindo relatório.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cobrador interno, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores e afins CBO 4213-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Cobrador interno
O Cobrador interno CBO 4213-10 prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.
Calcula juros e multas, para obter o montante da dívida.
Calcula descontos e abatimentos que poderão ser oferecidos ao devedor, durante o processo de negociação Pode consultar códigos civil, comercial e do consumidor.
Atualiza o cadastro do devedor, coletando informações por meios eletrônicos, conversando com pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Define estratégias para cobrança.
Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.
Entra em contato com o devedor, adequando a linguagem ao seu perfil Pode usar diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, carta, SMS (Short Message Service ou Serviço de mensagens curtas), entre outros.
Informa ao devedor sobre o débito.
Procura levantar sua real situação financeira e averiguar as razões da sua inadimplência Enfatiza ao devedor as vantagens da recuperação do crédito e as consequências da inadimplência Negocia, com o devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.
Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo comprovantes de recebimento de valores e de quitação de dívidas Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Acompanha o cumprimento do acordo formalizado.
Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas, quando essa opção for viável Pode, também, notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.
Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas Elabora relatório administrativo-financeiro de encerramento de cobrança Pode instruir e encaminhar o processo ao departamento jurídico.
Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas Recebe e protocola documentos Organiza, arquiva e, quando necessário, digitaliza a documentação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4213-10 deve identificar cobranças indevidas, registrar histórico da ação de cobrança, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com devedor, preparar cobrança, cobrar valores devidos, atualizar cadastro, informar ao devedor.
Condições de trabalho dessas profissões
Cobradores e afins os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4213-10
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.
Atividades exercidas por um Cobrador interno CBO 4213-10
Um Cobrador interno (ou sinônimo) deve notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, definir data de promessa de pagamento, localizar pagamento efetuado, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, contatar fiador ou avalista, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, analisar razões da inadimplência, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, registrar informações da negociação, apresentar para o devedor títulos devidos, receber outros bens em troca das dívidas, demonstrar desinibição, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, demonstrar dinamismo, demonstrar habilidade numérica, analisar faixa de atraso, valor e região, registrar ações realizadas no contato com devedor, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, suspender cobrança até o prazo acordado, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar segurança, levantar informações sobre o devedor, demonstrar paciência, emitir recibos, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, identificar-se ao devedor, encaminhar títulos ao cartório, operar meios eletrônicos, manter privacidade da dívida com terceiros, confrontar cadastro com coleta de informações, analisar histórico creditício do devedor, demonstrar capacidade de observação, pesquisar informações omissas no cadastro, demonstrar objetividade, encaminhar processo ao departamento jurídico, realizar acordos com entradas simbólicas, verificar situação financeira do devedor, notificar débito através de carta, elaborar relatório de encerramento da cobrança, demonstrar capacidade de persuasão, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, definir estratégias de cobrança, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, lidar com conflitos, anexar documentos, operar sistema de telefonia, demonstrar ambição, analisar títulos e documentos de cobrança, demonstrar perseverança, demonstrar capacidade de intuição, informar devedor sobre o débito, demonstrar disciplina, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, verificar veracidade do comprovante do pagamento, confirmar improcedência da cobrança, fechar negociações com devedor, verificar prioridade do débito para o devedor, informar locais de pagamento, negociar formas de pagamento com o devedor, informar sobre campanhas de desconto, transmitir confiança, demonstrar capacidade de negociação, verificar fatos geradores da dívida, recuperar mercadorias não pagas, demonstrar postura profissional, demonstrar disposição para viagem, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, demonstrar polidez, levantar hipóteses de fraude.