CBO 4213-10 - Cobrador interno - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cobradores e afins
O profissional no cargo de Cobrador interno CBO 4213-10 executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, utilizando telefone, correio eletrônico ou outros meios de comunicação Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.
Atualiza cadastro do devedor e define estratégias de cobrança Negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, emitindo relatório.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cobrador interno, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores e afins CBO 4213-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores e afins.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Cobrador interno
O Cobrador interno CBO 4213-10 prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.
Calcula juros e multas, para obter o montante da dívida.
Calcula descontos e abatimentos que poderão ser oferecidos ao devedor, durante o processo de negociação Pode consultar códigos civil, comercial e do consumidor.
Atualiza o cadastro do devedor, coletando informações por meios eletrônicos, conversando com pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Define estratégias para cobrança.
Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.
Entra em contato com o devedor, adequando a linguagem ao seu perfil Pode usar diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, carta, SMS (Short Message Service ou Serviço de mensagens curtas), entre outros.
Informa ao devedor sobre o débito.
Procura levantar sua real situação financeira e averiguar as razões da sua inadimplência Enfatiza ao devedor as vantagens da recuperação do crédito e as consequências da inadimplência Negocia, com o devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.
Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo comprovantes de recebimento de valores e de quitação de dívidas Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Acompanha o cumprimento do acordo formalizado.
Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas, quando essa opção for viável Pode, também, notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.
Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas Elabora relatório administrativo-financeiro de encerramento de cobrança Pode instruir e encaminhar o processo ao departamento jurídico.
Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas Recebe e protocola documentos Organiza, arquiva e, quando necessário, digitaliza a documentação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4213-10 deve demonstrar competências pessoais, registrar histórico da ação de cobrança, cobrar valores devidos, comunicar-se com devedor, informar ao devedor, preparar cobrança, identificar cobranças indevidas, atualizar cadastro.
Condições de trabalho dessas profissões
Cobradores e afins os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4213-10
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.
Atividades exercidas por um Cobrador interno CBO 4213-10
Um Cobrador interno (ou sinônimo) deve receber outros bens em troca das dívidas, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, emitir recibos, demonstrar polidez, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, encaminhar processo ao departamento jurídico, demonstrar desinibição, suspender cobrança até o prazo acordado, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, demonstrar paciência, apresentar para o devedor títulos devidos, realizar acordos com entradas simbólicas, elaborar relatório de encerramento da cobrança, analisar razões da inadimplência, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, demonstrar capacidade de persuasão, anexar documentos, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, analisar títulos e documentos de cobrança, notificar débito através de carta, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, definir data de promessa de pagamento, analisar histórico creditício do devedor, demonstrar habilidade numérica, demonstrar capacidade de intuição, contatar fiador ou avalista, demonstrar perseverança, localizar pagamento efetuado, demonstrar postura profissional, verificar veracidade do comprovante do pagamento, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, demonstrar disposição para viagem, demonstrar segurança, operar meios eletrônicos, pesquisar informações omissas no cadastro, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar objetividade, confrontar cadastro com coleta de informações, confirmar improcedência da cobrança, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, demonstrar disciplina, demonstrar capacidade de negociação, fechar negociações com devedor, negociar formas de pagamento com o devedor, verificar fatos geradores da dívida, operar sistema de telefonia, levantar informações sobre o devedor, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, recuperar mercadorias não pagas, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, verificar situação financeira do devedor, encaminhar títulos ao cartório, levantar hipóteses de fraude, demonstrar dinamismo, manter privacidade da dívida com terceiros, informar sobre campanhas de desconto, informar devedor sobre o débito, registrar ações realizadas no contato com devedor, definir estratégias de cobrança, identificar-se ao devedor, informar locais de pagamento, transmitir confiança, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, registrar informações da negociação, demonstrar ambição, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, demonstrar capacidade de observação, analisar faixa de atraso, valor e região, verificar prioridade do débito para o devedor, lidar com conflitos.