CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-05 deve comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demosntrar iniciativa, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar respeito mútuo, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, conferir idoneidade dos clientes, anotar telefonemas e recados, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar conhecimentos de informática, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar senso de organização, ouvir com atenção, conferir documentos com identificação, demonstrar eficiência, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar pró atividade, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, receber pagamentos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, guardar volumes de prestadores de serviços, participar de reuniões na troca de turnos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, transmitir recados e fax, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, anunciar a chegada do cliente, providenciar solicitações de reservas especiais, verificar cadastro e reserva, distribuir malotes, demonstrar interesse, demonstrar paciência, pré-cadastrar o cliente, propor associação de programas de fidelidade, atender o cliente com informações precisas, imprimir relatórios de controle, emitir notas fiscais e recibos, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar empatia, oferecer auxílio para a bagagem, agir com bom senso, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar espírito de equipe, acolher o cliente e passageiro, demonstrar entusiasmo, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar autonomia, fornecer informações meteorológicas, identificar o espaço físico da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, organizar materiais de trabalho, coordenar equipe, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, organizar malotes, interagir com os outros departamentos, circular informações internas, efetuar acertos em contas.