CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-05 deve demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve distribuir malotes, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, averiguar horário de saída dos grupos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, organizar materiais de trabalho, demonstrar autonomia, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, oferecer auxílio para a bagagem, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, encaminhar o cliente para os diversos setores, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, coordenar equipe, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, participar de reuniões na troca de turnos, atender o cliente com informações precisas, demonstrar pró atividade, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demosntrar iniciativa, fornecer informações meteorológicas, efetuar acertos em contas, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, organizar malotes, acolher o cliente e passageiro, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar entusiasmo, demonstrar senso de organização, demonstrar empatia, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, anunciar a chegada do cliente, conferir idoneidade dos clientes, ouvir com atenção, demonstrar interesse, anotar telefonemas e recados, interagir com os outros departamentos, demonstrar conhecimentos de informática, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar paciência, agendar reservas / consultas dos clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar eficiência, imprimir relatórios de controle, entregar o crachá de visitante na entrada, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar respeito mútuo, propor associação de programas de fidelidade, agir com bom senso, pré-cadastrar o cliente, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., acionar alarme de segurança em caso de assalto, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar espírito de equipe, verificar cadastro e reserva, transmitir recados e fax, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, conferir documentos com identificação, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, receber pagamentos, identificar o espaço físico da empresa, circular informações internas.