CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-05 deve planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, comunicar-se, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve emitir notas fiscais e recibos, demonstrar interesse, efetuar acertos em contas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, conferir documentos com identificação, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar autonomia, demonstrar paciência, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, encaminhar o cliente para os diversos setores, interagir com os outros departamentos, demonstrar senso de organização, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, transmitir recados e fax, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, agir com bom senso, acolher o cliente e passageiro, providenciar solicitações de reservas especiais, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar empatia, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar conhecimentos de informática, circular informações internas, atender o cliente com informações precisas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, verificar cadastro e reserva, ouvir com atenção, distribuir malotes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar entusiasmo, propor associação de programas de fidelidade, organizar malotes, demosntrar iniciativa, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar pró atividade, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, anunciar a chegada do cliente, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar eficiência, imprimir relatórios de controle, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, anotar telefonemas e recados, demonstrar respeito mútuo, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, pré-cadastrar o cliente, organizar materiais de trabalho, acionar alarme de segurança em caso de assalto, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, guardar volumes de prestadores de serviços, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, fornecer informações meteorológicas, demonstrar espírito de equipe, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, oferecer auxílio para a bagagem, averiguar horário de saída dos grupos, receber pagamentos, coordenar equipe.