CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, coordenar equipe, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, conferir idoneidade dos clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, agir com bom senso, demosntrar iniciativa, guardar volumes de prestadores de serviços, atender o cliente com informações precisas, demonstrar entusiasmo, demonstrar conhecimentos de informática, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar empatia, demonstrar eficiência, demonstrar espírito de equipe, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, anotar telefonemas e recados, ouvir com atenção, averiguar horário de saída dos grupos, identificar o espaço físico da empresa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, interagir com os outros departamentos, organizar materiais de trabalho, distribuir malotes, demonstrar respeito mútuo, circular informações internas, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, receber pagamentos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar paciência, emitir notas fiscais e recibos, anunciar a chegada do cliente, providenciar solicitações de reservas especiais, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, transmitir recados e fax, organizar malotes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, propor associação de programas de fidelidade, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, efetuar acertos em contas, acolher o cliente e passageiro, encaminhar o cliente para os diversos setores, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar pró atividade, demonstrar interesse, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar autonomia, fornecer informações meteorológicas, pré-cadastrar o cliente, conferir documentos com identificação, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar senso de organização, oferecer auxílio para a bagagem, imprimir relatórios de controle, participar de reuniões na troca de turnos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, verificar cadastro e reserva, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, entregar o crachá de visitante na entrada.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Londrina

Recepcionista: Londrina, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.695 e 2.404 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.440 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Nova Friburgo

Recepcionista: Nova Friburgo, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Nova Friburgo - RJ, ganha entre 1.511 e 2.068 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 860 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista João Pessoa

Recepcionista: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.455 e 2.032 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.552 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista  São Luís

Recepcionista : São Luís, MA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.528 e 2.223 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.804 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Toledo

Recepcionista: Toledo, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Toledo - PR, ganha entre 1.629 e 2.360 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Jundiaí

Recepcionista: Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.779 e 2.591 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.277 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São José do Rio Preto

Recepcionista: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.794 e 2.645 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.893 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Franca

Recepcionista: Franca, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.670 e 2.397 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Teresina

Recepcionista: Teresina, PI

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.461 e 2.040 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.599 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Valinhos

Recepcionista: Valinhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Valinhos - SP, ganha entre 1.770 e 2.559 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Santa Barbara D Oeste

Recepcionista: Santa Barbara D Oeste, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Santa Barbara D Oeste - SP, ganha entre 1.717 e 2.548 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 838 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Belém

Recepcionista: Belém, PA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.538 e 2.284 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.991 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Petrolina

Recepcionista: Petrolina, PE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Petrolina - PE, ganha entre 1.431 e 1.889 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 986 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Passo Fundo

Recepcionista: Passo Fundo, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Passo Fundo - RS, ganha entre 1.814 e 2.683 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.186 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Natal

Recepcionista: Natal, RN

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.432 e 1.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Foz do Iguaçu

Recepcionista: Foz do Iguaçu, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 1.861 e 2.641 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.830 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Brasília

Recepcionista: Brasília, DF

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.634 e 2.600 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 19.802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Piracicaba

Recepcionista: Piracicaba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Piracicaba - SP, ganha entre 1.728 e 2.515 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.