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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, guardar volumes de prestadores de serviços, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar espírito de equipe, demonstrar respeito mútuo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, anunciar a chegada do cliente, agir com bom senso, acolher o cliente e passageiro, conferir documentos com identificação, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, identificar o espaço físico da empresa, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar empatia, demonstrar interesse, demonstrar senso de organização, emitir notas fiscais e recibos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, organizar materiais de trabalho, participar de reuniões na troca de turnos, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar pró atividade, atender o cliente com informações precisas, demonstrar conhecimentos de informática, verificar cadastro e reserva, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, acionar alarme de segurança em caso de assalto, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, interagir com os outros departamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, averiguar horário de saída dos grupos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, transmitir recados e fax, circular informações internas, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, anotar telefonemas e recados, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar paciência, ouvir com atenção, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, distribuir malotes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, receber pagamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar eficiência, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, providenciar solicitações de reservas especiais, pré-cadastrar o cliente, fornecer informações meteorológicas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, organizar malotes, demonstrar autonomia, efetuar acertos em contas, demosntrar iniciativa, conferir idoneidade dos clientes, propor associação de programas de fidelidade, imprimir relatórios de controle, demonstrar entusiasmo, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, coordenar equipe, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Franca

Recepcionista: Franca, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.733 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.377 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bauru

Recepcionista: Bauru, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.719 e 2.532 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Campinas

Recepcionista: Campinas, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.794 e 2.633 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.521 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Camaçari

Recepcionista: Camaçari, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Camaçari - BA, ganha entre 1.541 e 2.187 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 442 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista João Monlevade

Recepcionista: João Monlevade, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em João Monlevade - MG, ganha entre 1.495 e 2.054 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itapevi

Recepcionista: Itapevi, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itapevi - SP, ganha entre 1.605 e 2.205 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Maringá

Recepcionista: Maringá, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.735 e 2.522 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Sumaré

Recepcionista: Sumaré, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Sumaré - SP, ganha entre 1.743 e 2.459 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 751 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Paranaguá

Recepcionista: Paranaguá, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Paranaguá - PR, ganha entre 1.741 e 2.469 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Paraná

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.744 e 2.534 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.662 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Araxá

Recepcionista: Araxá, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Araxá - MG, ganha entre 1.626 e 2.372 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 461 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São Sebastiao

Recepcionista: São Sebastiao, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Sebastiao - SP, ganha entre 1.767 e 2.453 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Jau

Recepcionista: Jau, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Jau - SP, ganha entre 1.797 e 2.607 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Limeira

Recepcionista: Limeira, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 1.793 e 2.563 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 962 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Três Lagoas

Recepcionista: Três Lagoas, MS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Três Lagoas - MS, ganha entre 1.570 e 2.227 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 574 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Maceió

Recepcionista: Maceió, AL

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.505 e 2.111 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.576 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Guarapuava

Recepcionista: Guarapuava, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Guarapuava - PR, ganha entre 1.689 e 2.387 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 466 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Mato Grosso

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.617 e 2.413 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 14.771 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.