CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve planejar o cotidiano, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar eficiência, receber pagamentos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, interagir com os outros departamentos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, anunciar a chegada do cliente, demosntrar iniciativa, demonstrar conhecimentos de informática, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar entusiasmo, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, efetuar acertos em contas, demonstrar respeito mútuo, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar paciência, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, coordenar equipe, emitir notas fiscais e recibos, imprimir relatórios de controle, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, circular informações internas, anotar telefonemas e recados, guardar volumes de prestadores de serviços, conferir idoneidade dos clientes, participar de reuniões na troca de turnos, pré-cadastrar o cliente, propor associação de programas de fidelidade, transmitir recados e fax, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, organizar materiais de trabalho, conferir documentos com identificação, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar pró atividade, demonstrar espírito de equipe, acionar alarme de segurança em caso de assalto, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, providenciar solicitações de reservas especiais, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar empatia, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, verificar cadastro e reserva, demonstrar autonomia, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar senso de organização, atender o cliente com informações precisas, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar interesse, acolher o cliente e passageiro, oferecer auxílio para a bagagem, agir com bom senso, ouvir com atenção, identificar o espaço físico da empresa, organizar malotes, fornecer informações meteorológicas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, distribuir malotes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Ribeirão Preto

Recepcionista: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.761 e 2.597 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Volta Redonda

Recepcionista: Volta Redonda, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Volta Redonda - RJ, ganha entre 1.461 e 2.015 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 894 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Mogi das Cruzes

Recepcionista: Mogi das Cruzes, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 1.635 e 2.291 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Manaus

Recepcionista: Manaus, AM

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.472 e 2.092 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Campina Grande

Recepcionista: Campina Grande, PB

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.529 e 2.293 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São Jose

Recepcionista: São Jose, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Jose - SC, ganha entre 1.839 e 2.769 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 3.565 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Governador Valadares

Recepcionista: Governador Valadares, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Governador Valadares - MG, ganha entre 1.499 e 2.111 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Campo Grande

Recepcionista: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.554 e 2.254 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.476 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bauru

Recepcionista: Bauru, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.668 e 2.431 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.358 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Cascavel

Recepcionista: Cascavel, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 1.651 e 2.396 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.783 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Osasco

Recepcionista: Osasco, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 1.678 e 2.407 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.475 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Joinville

Recepcionista: Joinville, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.719 e 2.503 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.176 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Taubaté

Recepcionista: Taubaté, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Taubaté - SP, ganha entre 1.605 e 2.176 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.644 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Canoas

Recepcionista: Canoas, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.609 e 2.295 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.222 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Patos de Minas

Recepcionista: Patos de Minas, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Patos de Minas - MG, ganha entre 1.579 e 2.351 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 865 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Palhoça

Recepcionista: Palhoça, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Palhoça - SC, ganha entre 1.703 e 2.381 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.161 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Cotia

Recepcionista: Cotia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Cotia - SP, ganha entre 1.681 e 2.412 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.260 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Salvador

Recepcionista: Salvador, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.540 e 2.237 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 13.169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.