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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve interagir com os outros departamentos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, agir com bom senso, imprimir relatórios de controle, receber pagamentos, transmitir recados e fax, demonstrar conhecimentos de informática, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, encaminhar o cliente para os diversos setores, atender o cliente com informações precisas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demosntrar iniciativa, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, participar de reuniões na troca de turnos, verificar cadastro e reserva, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar entusiasmo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, conferir documentos com identificação, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, organizar materiais de trabalho, averiguar horário de saída dos grupos, coordenar equipe, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar paciência, demonstrar pró atividade, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar autonomia, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar senso de organização, efetuar acertos em contas, guardar volumes de prestadores de serviços, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, anotar telefonemas e recados, conferir idoneidade dos clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, fornecer informações meteorológicas, oferecer auxílio para a bagagem, ouvir com atenção, acionar alarme de segurança em caso de assalto, circular informações internas, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, organizar malotes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar respeito mútuo, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar empatia, distribuir malotes, demonstrar espírito de equipe, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar eficiência, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar interesse, acolher o cliente e passageiro, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, propor associação de programas de fidelidade, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, emitir notas fiscais e recibos, anunciar a chegada do cliente, entregar o crachá de visitante na entrada, providenciar solicitações de reservas especiais, pré-cadastrar o cliente.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Marilia

Recepcionista: Marilia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.751 e 2.504 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Birigui

Recepcionista: Birigui, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Birigui - SP, ganha entre 1.732 e 2.546 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 331 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Patrocínio

Recepcionista: Patrocínio, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Patrocínio - MG, ganha entre 1.574 e 2.298 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 398 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São Bernardo do Campo

Recepcionista: São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 1.931 e 3.115 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.307 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Belém

Recepcionista: Belém, PA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.573 e 2.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.444 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Rio Branco

Recepcionista: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.575 e 2.348 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Indaiatuba

Recepcionista: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 1.722 e 2.465 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.918 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Simões Filho

Recepcionista: Simões Filho, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Simões Filho - BA, ganha entre 1.476 e 2.021 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itanhaém

Recepcionista: Itanhaém, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itanhaém - SP, ganha entre 1.657 e 2.352 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itapema

Recepcionista: Itapema, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itapema - SC, ganha entre 1.964 e 2.828 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 853 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Resende

Recepcionista: Resende, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Resende - RJ, ganha entre 1.618 e 2.416 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 497 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Extrema

Recepcionista: Extrema, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Extrema - MG, ganha entre 1.681 e 2.389 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 544 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Bahia

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.533 e 2.182 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 32.684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Ipatinga

Recepcionista: Ipatinga, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ipatinga - MG, ganha entre 1.597 e 2.268 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 989 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Ribeirão Preto

Recepcionista: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.803 e 2.658 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.144 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Salvador

Recepcionista: Salvador, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.565 e 2.252 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 13.002 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Guarujá

Recepcionista: Guarujá, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Guarujá - SP, ganha entre 1.768 e 2.577 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 593 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Campos dos Goytacazes

Recepcionista: Campos dos Goytacazes, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Campos dos Goytacazes - RJ, ganha entre 1.552 e 2.136 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.440 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.