CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano, agendar serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve pré-cadastrar o cliente, conferir documentos com identificação, anotar telefonemas e recados, transmitir recados e fax, oferecer auxílio para a bagagem, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, receber pagamentos, demonstrar interesse, conferir idoneidade dos clientes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar autonomia, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, guardar volumes de prestadores de serviços, participar de reuniões na troca de turnos, agendar reservas / consultas dos clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, verificar cadastro e reserva, identificar o espaço físico da empresa, fornecer informações meteorológicas, demosntrar iniciativa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, imprimir relatórios de controle, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar espírito de equipe, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar eficiência, coordenar equipe, demonstrar paciência, distribuir malotes, demonstrar pró atividade, demonstrar empatia, demonstrar entusiasmo, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar senso de organização, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, agir com bom senso, providenciar solicitações de reservas especiais, propor associação de programas de fidelidade, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, atender o cliente com informações precisas, anunciar a chegada do cliente, interagir com os outros departamentos, circular informações internas, acolher o cliente e passageiro, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, organizar materiais de trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, ouvir com atenção, emitir notas fiscais e recibos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, efetuar acertos em contas, organizar malotes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar respeito mútuo, demonstrar conhecimentos de informática, averiguar horário de saída dos grupos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, encaminhar o cliente para os diversos setores, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes.