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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve efetuar acertos em contas, demosntrar iniciativa, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, anotar telefonemas e recados, interagir com os outros departamentos, conferir documentos com identificação, conferir idoneidade dos clientes, distribuir malotes, demonstrar paciência, propor associação de programas de fidelidade, fornecer informações meteorológicas, ouvir com atenção, agir com bom senso, demonstrar espírito de equipe, averiguar horário de saída dos grupos, circular informações internas, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, imprimir relatórios de controle, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, identificar o espaço físico da empresa, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar autonomia, encaminhar o cliente para os diversos setores, pré-cadastrar o cliente, anunciar a chegada do cliente, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar eficiência, verificar cadastro e reserva, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar pró atividade, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar conhecimentos de informática, guardar volumes de prestadores de serviços, transmitir recados e fax, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar empatia, providenciar solicitações de reservas especiais, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar interesse, organizar materiais de trabalho, atender o cliente com informações precisas, organizar malotes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar entusiasmo, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., emitir notas fiscais e recibos, entregar o crachá de visitante na entrada, coordenar equipe, demonstrar respeito mútuo, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar senso de organização, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, acolher o cliente e passageiro, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, receber pagamentos.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Rio Verde

Recepcionista: Rio Verde, GO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio Verde - GO, ganha entre 1.593 e 2.370 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Paulínia

Recepcionista: Paulínia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Paulínia - SP, ganha entre 1.726 e 2.470 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 422 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Petrópolis

Recepcionista: Petrópolis, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Petrópolis - RJ, ganha entre 1.683 e 2.465 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Guararema

Recepcionista: Guararema, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Guararema - SP, ganha entre 1.666 e 2.250 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Angra dos Reis

Recepcionista: Angra dos Reis, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Angra dos Reis - RJ, ganha entre 1.638 e 2.381 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 719 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Unai

Recepcionista: Unai, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Unai - MG, ganha entre 1.582 e 2.389 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 347 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Rio do Sul

Recepcionista: Rio do Sul, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio do Sul - SC, ganha entre 1.919 e 2.851 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 359 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Francisco Beltrão

Recepcionista: Francisco Beltrão, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Francisco Beltrão - PR, ganha entre 1.752 e 2.564 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Espírito Santo

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.554 e 2.225 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 14.091 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itaboraí

Recepcionista: Itaboraí, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itaboraí - RJ, ganha entre 1.504 e 2.049 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 810 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Uberaba

Recepcionista: Uberaba, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Uberaba - MG, ganha entre 1.605 e 2.328 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.212 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Camaçari

Recepcionista: Camaçari, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Camaçari - BA, ganha entre 1.541 e 2.187 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 442 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista João Monlevade

Recepcionista: João Monlevade, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em João Monlevade - MG, ganha entre 1.495 e 2.054 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Varginha

Recepcionista: Varginha, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Varginha - MG, ganha entre 1.591 e 2.331 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 580 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Dourados

Recepcionista: Dourados, MS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Dourados - MS, ganha entre 1.585 e 2.283 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Goiás

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.585 e 2.351 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 26.303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São Vicente

Recepcionista: São Vicente, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Vicente - SP, ganha entre 1.741 e 2.412 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 473 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Teófilo Otoni

Recepcionista: Teófilo Otoni, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Teófilo Otoni - MG, ganha entre 1.532 e 2.144 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 561 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.