CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, transmitir recados e fax, coordenar equipe, demonstrar eficiência, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, providenciar solicitações de reservas especiais, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, receber pagamentos, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar paciência, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar interesse, imprimir relatórios de controle, averiguar horário de saída dos grupos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, acolher o cliente e passageiro, demonstrar respeito mútuo, anotar telefonemas e recados, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, organizar malotes, participar de reuniões na troca de turnos, pré-cadastrar o cliente, identificar o espaço físico da empresa, interagir com os outros departamentos, organizar materiais de trabalho, oferecer auxílio para a bagagem, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, encaminhar o cliente para os diversos setores, efetuar acertos em contas, propor associação de programas de fidelidade, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, agir com bom senso, demonstrar pró atividade, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar empatia, distribuir malotes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, anunciar a chegada do cliente, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, verificar cadastro e reserva, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar autonomia, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar entusiasmo, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, conferir documentos com identificação, demonstrar senso de organização, guardar volumes de prestadores de serviços, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar espírito de equipe, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, ouvir com atenção, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, circular informações internas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, agendar reservas / consultas dos clientes, entregar o crachá de visitante na entrada, fornecer informações meteorológicas, demosntrar iniciativa, atender o cliente com informações precisas.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Araraquara

Recepcionista: Araraquara, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Araraquara - SP, ganha entre 1.765 e 2.601 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 734 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Rio Verde

Recepcionista: Rio Verde, GO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio Verde - GO, ganha entre 1.537 e 2.273 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.157 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Cariacica

Recepcionista: Cariacica, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Cariacica - ES, ganha entre 1.473 e 2.052 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 836 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São José dos Pinhais

Recepcionista: São José dos Pinhais, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São José dos Pinhais - PR, ganha entre 1.641 e 2.347 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Criciúma

Recepcionista: Criciúma, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.778 e 2.553 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Contagem

Recepcionista: Contagem, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 1.558 e 2.262 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.443 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Indaiatuba

Recepcionista: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 1.692 e 2.441 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.791 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Ponta Grossa

Recepcionista: Ponta Grossa, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ponta Grossa - PR, ganha entre 1.670 e 2.413 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.190 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Imperatriz

Recepcionista: Imperatriz, MA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Imperatriz - MA, ganha entre 1.406 e 1.883 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 873 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Jau

Recepcionista: Jau, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Jau - SP, ganha entre 1.702 e 2.467 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 347 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Santo André

Recepcionista: Santo André, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.778 e 2.643 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.891 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Sertãozinho

Recepcionista: Sertãozinho, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Sertãozinho - SP, ganha entre 1.661 e 2.367 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 408 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Sorriso

Recepcionista: Sorriso, MT

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Sorriso - MT, ganha entre 1.703 e 2.661 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Diadema

Recepcionista: Diadema, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Diadema - SP, ganha entre 1.607 e 2.282 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 618 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Primavera do Leste

Recepcionista: Primavera do Leste, MT

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Primavera do Leste - MT, ganha entre 1.684 e 2.590 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Vitoria

Recepcionista: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.570 e 2.293 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itu

Recepcionista: Itu, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itu - SP, ganha entre 1.742 e 2.552 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Lages

Recepcionista: Lages, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Lages - SC, ganha entre 1.717 e 2.394 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.