CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, verificar cadastro e reserva, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar respeito mútuo, efetuar acertos em contas, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, ouvir com atenção, demonstrar entusiasmo, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, transmitir recados e fax, coordenar equipe, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar paciência, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, organizar malotes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, circular informações internas, demonstrar autonomia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, distribuir malotes, demonstrar pró atividade, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar interesse, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, propor associação de programas de fidelidade, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, receber pagamentos, anunciar a chegada do cliente, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, averiguar horário de saída dos grupos, acolher o cliente e passageiro, agir com bom senso, organizar materiais de trabalho, pré-cadastrar o cliente, acionar alarme de segurança em caso de assalto, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar eficiência, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar espírito de equipe, fornecer informações meteorológicas, anotar telefonemas e recados, conferir idoneidade dos clientes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, interagir com os outros departamentos, conferir documentos com identificação, identificar o espaço físico da empresa, atender o cliente com informações precisas, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar senso de organização, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar empatia, participar de reuniões na troca de turnos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, encaminhar o cliente para os diversos setores, imprimir relatórios de controle, agendar reservas / consultas dos clientes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demosntrar iniciativa, emitir notas fiscais e recibos.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Camaçari

Recepcionista: Camaçari, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Camaçari - BA, ganha entre 1.505 e 2.178 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 389 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Adamantina

Recepcionista: Adamantina, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Adamantina - SP, ganha entre 1.636 e 2.307 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Juazeiro

Recepcionista: Juazeiro, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Juazeiro - BA, ganha entre 1.421 e 1.918 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Vitoria da Conquista

Recepcionista: Vitoria da Conquista, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Vitoria da Conquista - BA, ganha entre 1.422 e 1.925 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.155 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Divinópolis

Recepcionista: Divinópolis, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Divinópolis - MG, ganha entre 1.529 e 2.186 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Limeira

Recepcionista: Limeira, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 1.763 e 2.536 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.032 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São Caetano do Sul

Recepcionista: São Caetano do Sul, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 1.749 e 2.583 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.853 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Santana de Parnaíba

Recepcionista: Santana de Parnaíba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Santana de Parnaíba - SP, ganha entre 1.700 e 2.406 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 490 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Rio Claro

Recepcionista: Rio Claro, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio Claro - SP, ganha entre 1.651 e 2.405 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 604 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Paulínia

Recepcionista: Paulínia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Paulínia - SP, ganha entre 1.677 e 2.399 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Caruaru

Recepcionista: Caruaru, PE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Caruaru - PE, ganha entre 1.419 e 1.893 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.180 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Feira de Santana

Recepcionista: Feira de Santana, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Feira de Santana - BA, ganha entre 1.433 e 1.931 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.677 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itabuna

Recepcionista: Itabuna, BA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itabuna - BA, ganha entre 1.427 e 1.929 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Guarapari

Recepcionista: Guarapari, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Guarapari - ES, ganha entre 1.520 e 2.202 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Montes Claros

Recepcionista: Montes Claros, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 1.440 e 1.973 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.627 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista João Monlevade

Recepcionista: João Monlevade, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em João Monlevade - MG, ganha entre 1.455 e 1.982 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 267 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Medianeira

Recepcionista: Medianeira, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Medianeira - PR, ganha entre 1.751 e 2.492 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Três Rios

Recepcionista: Três Rios, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Três Rios - RJ, ganha entre 1.506 e 2.065 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 203 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.