CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve agendar reservas / consultas dos clientes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demosntrar iniciativa, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, organizar materiais de trabalho, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, providenciar solicitações de reservas especiais, participar de reuniões na troca de turnos, receber pagamentos, agir com bom senso, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar respeito mútuo, circular informações internas, coordenar equipe, anotar telefonemas e recados, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar conhecimentos de informática, ouvir com atenção, entregar o crachá de visitante na entrada, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., propor associação de programas de fidelidade, demonstrar interesse, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, conferir idoneidade dos clientes, verificar cadastro e reserva, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, pré-cadastrar o cliente, demonstrar autonomia, demonstrar senso de organização, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, distribuir malotes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, imprimir relatórios de controle, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, transmitir recados e fax, emitir notas fiscais e recibos, identificar o espaço físico da empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, atender o cliente com informações precisas, acolher o cliente e passageiro, encaminhar o cliente para os diversos setores, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar entusiasmo, conferir documentos com identificação, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar espírito de equipe, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, fornecer informações meteorológicas, efetuar acertos em contas, demonstrar paciência, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar pró atividade, averiguar horário de saída dos grupos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar eficiência, demonstrar empatia, anunciar a chegada do cliente, organizar malotes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, interagir com os outros departamentos, guardar volumes de prestadores de serviços, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Varginha

Recepcionista: Varginha, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Varginha - MG, ganha entre 1.562 e 2.298 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 511 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Camaqua

Recepcionista: Camaqua, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Camaqua - RS, ganha entre 1.654 e 2.346 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 130 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Jaboatão dos Guararapes

Recepcionista: Jaboatão dos Guararapes, PE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Jaboatão dos Guararapes - PE, ganha entre 1.425 e 1.897 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 905 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Amparo

Recepcionista: Amparo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Amparo - SP, ganha entre 1.690 e 2.442 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Boituva

Recepcionista: Boituva, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Boituva - SP, ganha entre 1.697 e 2.476 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 238 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Marataizes

Recepcionista: Marataizes, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Marataizes - ES, ganha entre 1.493 e 2.119 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 280 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Serra

Recepcionista: Serra, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Serra - ES, ganha entre 1.517 e 2.170 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.636 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Guararema

Recepcionista: Guararema, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Guararema - SP, ganha entre 1.590 e 2.193 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 49 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Gramado

Recepcionista: Gramado, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Gramado - RS, ganha entre 1.860 e 2.832 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.153 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Nova Iguaçu

Recepcionista: Nova Iguaçu, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Nova Iguaçu - RJ, ganha entre 1.478 e 2.057 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Ji-Parana

Recepcionista: Ji-Parana, RO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ji-Parana - RO, ganha entre 1.481 e 2.055 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 504 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Parauapebas

Recepcionista: Parauapebas, PA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Parauapebas - PA, ganha entre 1.476 e 2.064 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 698 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Embu

Recepcionista: Embu, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Embu - SP, ganha entre 1.675 e 2.505 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 284 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Americana

Recepcionista: Americana, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.736 e 2.552 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 945 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Castanhal

Recepcionista: Castanhal, PA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Castanhal - PA, ganha entre 1.451 e 2.034 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 329 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Salto

Recepcionista: Salto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Salto - SP, ganha entre 1.641 e 2.330 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Mogi-Guaçu

Recepcionista: Mogi-Guaçu, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Mogi-Guaçu - SP, ganha entre 1.660 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 407 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Caratinga

Recepcionista: Caratinga, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Caratinga - MG, ganha entre 1.473 e 2.058 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 412 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.