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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve encaminhar o cliente para os diversos setores, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., fornecer informações meteorológicas, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, ouvir com atenção, demonstrar entusiasmo, identificar o espaço físico da empresa, organizar malotes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demosntrar iniciativa, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, anunciar a chegada do cliente, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, interagir com os outros departamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, acolher o cliente e passageiro, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar conhecimentos de informática, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, transmitir recados e fax, demonstrar autonomia, conferir documentos com identificação, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar paciência, anotar telefonemas e recados, guardar volumes de prestadores de serviços, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar respeito mútuo, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, efetuar acertos em contas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar pró atividade, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar interesse, demonstrar espírito de equipe, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar empatia, verificar cadastro e reserva, pré-cadastrar o cliente, entregar o crachá de visitante na entrada, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar eficiência, atender o cliente com informações precisas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, receber pagamentos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, organizar materiais de trabalho, circular informações internas, agendar reservas / consultas dos clientes, coordenar equipe, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, propor associação de programas de fidelidade, distribuir malotes, agir com bom senso, imprimir relatórios de controle, demonstrar senso de organização.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Colatina

Recepcionista: Colatina, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Colatina - ES, ganha entre 1.569 e 2.262 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Betim

Recepcionista: Betim, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Betim - MG, ganha entre 1.590 e 2.300 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.291 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Teresópolis

Recepcionista: Teresópolis, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Teresópolis - RJ, ganha entre 1.553 e 2.167 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 501 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Gravatai

Recepcionista: Gravatai, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Gravatai - RS, ganha entre 1.655 e 2.293 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Lucas do Rio Verde

Recepcionista: Lucas do Rio Verde, MT

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Lucas do Rio Verde - MT, ganha entre 1.658 e 2.494 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 462 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.739 e 2.555 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.296 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Marica

Recepcionista: Marica, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Marica - RJ, ganha entre 1.560 e 2.136 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Parnamirim

Recepcionista: Parnamirim, RN

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Parnamirim - RN, ganha entre 1.436 e 1.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Foz do Iguaçu

Recepcionista: Foz do Iguaçu, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 1.909 e 2.724 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Patos de Minas

Recepcionista: Patos de Minas, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Patos de Minas - MG, ganha entre 1.614 e 2.382 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 859 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Ariquemes

Recepcionista: Ariquemes, RO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ariquemes - RO, ganha entre 1.573 e 2.166 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 467 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Americana

Recepcionista: Americana, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.792 e 2.614 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.017 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Poços de Caldas

Recepcionista: Poços de Caldas, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Poços de Caldas - MG, ganha entre 1.608 e 2.327 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 676 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Arujá

Recepcionista: Arujá, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Arujá - SP, ganha entre 1.687 e 2.427 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itaquaquecetuba

Recepcionista: Itaquaquecetuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itaquaquecetuba - SP, ganha entre 1.675 e 2.365 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 538 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Rio das Ostras

Recepcionista: Rio das Ostras, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio das Ostras - RJ, ganha entre 1.536 e 2.080 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 550 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: São Paulo

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.795 e 2.697 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 192.617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Pará

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Pará, ganha entre 1.531 e 2.204 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 11.780 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.