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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve demonstrar competências pessoais, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve guardar volumes de prestadores de serviços, fornecer informações meteorológicas, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar entusiasmo, demonstrar espírito de equipe, demonstrar empatia, atender o cliente com informações precisas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, participar de reuniões na troca de turnos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, ouvir com atenção, pré-cadastrar o cliente, distribuir malotes, anunciar a chegada do cliente, demonstrar respeito mútuo, demonstrar pró atividade, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, propor associação de programas de fidelidade, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, entregar o crachá de visitante na entrada, averiguar horário de saída dos grupos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, verificar cadastro e reserva, demonstrar interesse, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., acolher o cliente e passageiro, demonstrar autonomia, efetuar acertos em contas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, coordenar equipe, demonstrar senso de organização, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar conhecimentos de informática, agir com bom senso, interagir com os outros departamentos, transmitir recados e fax, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar paciência, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demosntrar iniciativa, imprimir relatórios de controle, demonstrar eficiência, conferir documentos com identificação, acionar alarme de segurança em caso de assalto, circular informações internas, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, anotar telefonemas e recados, organizar malotes, providenciar solicitações de reservas especiais, emitir notas fiscais e recibos, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, receber pagamentos, agendar reservas / consultas dos clientes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, identificar o espaço físico da empresa, organizar materiais de trabalho, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, oferecer auxílio para a bagagem.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Diadema

Recepcionista: Diadema, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Diadema - SP, ganha entre 1.641 e 2.304 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 652 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Guarapuava

Recepcionista: Guarapuava, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Guarapuava - PR, ganha entre 1.689 e 2.387 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 466 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Mato Grosso

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.617 e 2.413 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 14.771 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Matão

Recepcionista: Matão, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Matão - SP, ganha entre 1.676 e 2.400 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Belo Horizonte

Recepcionista: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.760 e 2.749 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Adamantina

Recepcionista: Adamantina, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Adamantina - SP, ganha entre 1.700 e 2.414 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 180 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Cristalina

Recepcionista: Cristalina, GO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Cristalina - GO, ganha entre 1.537 e 2.262 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Araguaína

Recepcionista: Araguaína, TO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Araguaína - TO, ganha entre 1.479 e 2.047 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 583 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Balneário Camboriú

Recepcionista: Balneário Camboriú, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 1.956 e 2.837 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.960 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Ipojuca

Recepcionista: Ipojuca, PE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ipojuca - PE, ganha entre 1.599 e 2.334 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Palhoça

Recepcionista: Palhoça, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Palhoça - SC, ganha entre 1.772 e 2.441 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.075 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Chapeco

Recepcionista: Chapeco, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 1.854 e 2.763 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.811 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Santo André

Recepcionista: Santo André, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.826 e 2.727 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.563 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Anchieta

Recepcionista: Anchieta, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Anchieta - ES, ganha entre 1.585 e 2.337 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 27 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Amparo

Recepcionista: Amparo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Amparo - SP, ganha entre 1.690 e 2.442 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Jijoca de Jericoacoara

Recepcionista: Jijoca de Jericoacoara, CE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Jijoca de Jericoacoara - CE, ganha entre 1.575 e 2.223 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 270 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Praia Grande

Recepcionista: Praia Grande, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Praia Grande - SP, ganha entre 1.750 e 2.468 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 914 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Tangara da Serra

Recepcionista: Tangara da Serra, MT

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Tangara da Serra - MT, ganha entre 1.543 e 2.189 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 632 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.