CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-05 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, agendar serviços, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, organizar malotes, demonstrar senso de organização, acolher o cliente e passageiro, atender o cliente com informações precisas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, ouvir com atenção, receber pagamentos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, fornecer informações meteorológicas, pré-cadastrar o cliente, demonstrar empatia, encaminhar o cliente para os diversos setores, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, conferir documentos com identificação, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, entregar o crachá de visitante na entrada, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, agir com bom senso, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, anunciar a chegada do cliente, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, distribuir malotes, imprimir relatórios de controle, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, circular informações internas, demonstrar entusiasmo, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar respeito mútuo, demonstrar pró atividade, interagir com os outros departamentos, demonstrar eficiência, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar paciência, demonstrar conhecimentos de informática, emitir notas fiscais e recibos, anotar telefonemas e recados, efetuar acertos em contas, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, guardar volumes de prestadores de serviços, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, transmitir recados e fax, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, verificar cadastro e reserva, organizar materiais de trabalho, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar autonomia, demosntrar iniciativa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, propor associação de programas de fidelidade, oferecer auxílio para a bagagem, identificar o espaço físico da empresa, conferir idoneidade dos clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar interesse, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, coordenar equipe, demonstrar espírito de equipe, averiguar horário de saída dos grupos, participar de reuniões na troca de turnos, agendar reservas / consultas dos clientes.