CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-05 deve observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., efetuar acertos em contas, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar pró atividade, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, guardar volumes de prestadores de serviços, transmitir recados e fax, organizar materiais de trabalho, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, atender o cliente com informações precisas, distribuir malotes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, ouvir com atenção, entregar o crachá de visitante na entrada, acolher o cliente e passageiro, verificar cadastro e reserva, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demosntrar iniciativa, fornecer informações meteorológicas, demonstrar empatia, demonstrar paciência, pré-cadastrar o cliente, acionar alarme de segurança em caso de assalto, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, providenciar solicitações de reservas especiais, conferir idoneidade dos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, emitir notas fiscais e recibos, conferir documentos com identificação, coordenar equipe, demonstrar respeito mútuo, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar conhecimentos de informática, circular informações internas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar interesse, demonstrar eficiência, imprimir relatórios de controle, interagir com os outros departamentos, organizar malotes, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar autonomia, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, agendar reservas / consultas dos clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, averiguar horário de saída dos grupos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar entusiasmo, oferecer auxílio para a bagagem, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, anunciar a chegada do cliente, agir com bom senso, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, receber pagamentos, demonstrar senso de organização, anotar telefonemas e recados, participar de reuniões na troca de turnos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar espírito de equipe.