CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar senso de organização, emitir notas fiscais e recibos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, acionar alarme de segurança em caso de assalto, distribuir malotes, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar eficiência, organizar malotes, oferecer auxílio para a bagagem, ouvir com atenção, agendar reservas / consultas dos clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, acolher o cliente e passageiro, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, interagir com os outros departamentos, pré-cadastrar o cliente, conferir documentos com identificação, verificar cadastro e reserva, demonstrar respeito mútuo, demonstrar espírito de equipe, coordenar equipe, averiguar horário de saída dos grupos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar entusiasmo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, identificar o espaço físico da empresa, anotar telefonemas e recados, agir com bom senso, organizar materiais de trabalho, demonstrar pró atividade, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, participar de reuniões na troca de turnos, transmitir recados e fax, circular informações internas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar empatia, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, efetuar acertos em contas, demonstrar autonomia, demonstrar paciência, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, receber pagamentos, imprimir relatórios de controle, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, fornecer informações meteorológicas, demonstrar conhecimentos de informática, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar interesse, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, entregar o crachá de visitante na entrada, anunciar a chegada do cliente, atender o cliente com informações precisas, demosntrar iniciativa, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, propor associação de programas de fidelidade, providenciar solicitações de reservas especiais.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Caucaia

Recepcionista: Caucaia, CE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Caucaia - CE, ganha entre 1.574 e 2.503 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 403 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Novo Hamburgo

Recepcionista: Novo Hamburgo, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 1.762 e 2.792 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 870 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Pelotas

Recepcionista: Pelotas, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Pelotas - RS, ganha entre 1.610 e 2.267 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 743 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São João de Meriti

Recepcionista: São João de Meriti, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São João de Meriti - RJ, ganha entre 1.552 e 2.115 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.579 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Umuarama

Recepcionista: Umuarama, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Umuarama - PR, ganha entre 1.636 e 2.376 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 587 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Gravatai

Recepcionista: Gravatai, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Gravatai - RS, ganha entre 1.609 e 2.282 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 320 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Jacareí

Recepcionista: Jacareí, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Jacareí - SP, ganha entre 1.571 e 2.205 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 644 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bragança Paulista

Recepcionista: Bragança Paulista, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Bragança Paulista - SP, ganha entre 1.774 e 2.617 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 733 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Pinhais

Recepcionista: Pinhais, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Pinhais - PR, ganha entre 1.753 e 2.484 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 349 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Sumaré

Recepcionista: Sumaré, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Sumaré - SP, ganha entre 1.673 e 2.401 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Tubarão

Recepcionista: Tubarão, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Tubarão - SC, ganha entre 1.809 e 2.554 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 771 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Guarapuava

Recepcionista: Guarapuava, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Guarapuava - PR, ganha entre 1.666 e 2.357 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 442 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Araras

Recepcionista: Araras, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Araras - SP, ganha entre 1.673 e 2.397 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 354 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Vinhedo

Recepcionista: Vinhedo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Vinhedo - SP, ganha entre 1.699 e 2.478 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 425 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Catanduva

Recepcionista: Catanduva, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Catanduva - SP, ganha entre 1.666 e 2.418 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 697 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Linhares

Recepcionista: Linhares, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Linhares - ES, ganha entre 1.488 e 2.102 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 618 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Santa Cruz do Sul

Recepcionista: Santa Cruz do Sul, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Santa Cruz do Sul - RS, ganha entre 1.700 e 2.395 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 518 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Juazeiro do Norte

Recepcionista: Juazeiro do Norte, CE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Juazeiro do Norte - CE, ganha entre 1.475 e 2.141 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.