CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, agendar serviços, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve anunciar a chegada do cliente, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, verificar cadastro e reserva, organizar malotes, ouvir com atenção, acionar alarme de segurança em caso de assalto, atender o cliente com informações precisas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar eficiência, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, transmitir recados e fax, emitir notas fiscais e recibos, identificar o espaço físico da empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar empatia, interagir com os outros departamentos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, guardar volumes de prestadores de serviços, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, circular informações internas, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar entusiasmo, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, anotar telefonemas e recados, fornecer informações meteorológicas, demonstrar pró atividade, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, imprimir relatórios de controle, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, organizar materiais de trabalho, conferir idoneidade dos clientes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., receber pagamentos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar interesse, conferir documentos com identificação, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, pré-cadastrar o cliente, agendar reservas / consultas dos clientes, acolher o cliente e passageiro, efetuar acertos em contas, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, propor associação de programas de fidelidade, coordenar equipe, demonstrar paciência, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar senso de organização, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar respeito mútuo, demonstrar autonomia, entregar o crachá de visitante na entrada, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, providenciar solicitações de reservas especiais, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, agir com bom senso, distribuir malotes, demosntrar iniciativa, demonstrar espírito de equipe, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, encaminhar o cliente para os diversos setores.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista

Recepcionista: Paraná

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.697 e 2.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.082 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista : Maranhão

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Maranhão, ganha entre 1.476 e 2.100 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 6.893 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Bahia

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.500 e 2.152 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 33.083 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.602 e 2.383 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 58.950 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Distrito Federal

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.634 e 2.600 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 19.802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Santa Catarina

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.803 e 2.655 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.382 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Ceará

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.505 e 2.206 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 16.125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Mato Grosso do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.557 e 2.266 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Araxá

Recepcionista: Araxá, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Araxá - MG, ganha entre 1.583 e 2.324 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 465 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itabira

Recepcionista: Itabira, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itabira - MG, ganha entre 1.520 e 2.135 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Catalão

Recepcionista: Catalão, GO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Catalão - GO, ganha entre 1.475 e 2.089 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 537 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Minas Gerais

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.567 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63.220 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Araucária

Recepcionista: Araucária, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Araucária - PR, ganha entre 1.681 e 2.322 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 324 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Caçador

Recepcionista: Caçador, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Caçador - SC, ganha entre 1.818 e 2.692 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 302 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Cachoeirinha

Recepcionista: Cachoeirinha, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Cachoeirinha - RS, ganha entre 1.620 e 2.260 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 302 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.688 e 2.466 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 30.983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Goiás

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.531 e 2.252 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 25.594 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Ipojuca

Recepcionista: Ipojuca, PE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ipojuca - PE, ganha entre 1.507 e 2.131 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 429 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.