CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-05 deve demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demonstrar entusiasmo, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar interesse, imprimir relatórios de controle, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, agendar reservas / consultas dos clientes, acolher o cliente e passageiro, distribuir malotes, ouvir com atenção, coordenar equipe, demonstrar conhecimentos de informática, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, entregar o crachá de visitante na entrada, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar senso de organização, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, transmitir recados e fax, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, conferir documentos com identificação, demosntrar iniciativa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, receber pagamentos, agir com bom senso, interagir com os outros departamentos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar autonomia, guardar volumes de prestadores de serviços, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar espírito de equipe, demonstrar paciência, organizar materiais de trabalho, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, emitir notas fiscais e recibos, anunciar a chegada do cliente, participar de reuniões na troca de turnos, averiguar horário de saída dos grupos, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, pré-cadastrar o cliente, identificar o espaço físico da empresa, verificar cadastro e reserva, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, circular informações internas, demonstrar respeito mútuo, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar empatia, demonstrar pró atividade, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, atender o cliente com informações precisas, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, organizar malotes, demonstrar eficiência, fornecer informações meteorológicas, oferecer auxílio para a bagagem, providenciar solicitações de reservas especiais, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, efetuar acertos em contas, anotar telefonemas e recados, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa.