CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, providenciar solicitações de reservas especiais, distribuir malotes, receber pagamentos, ouvir com atenção, averiguar horário de saída dos grupos, pré-cadastrar o cliente, coordenar equipe, interagir com os outros departamentos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, encaminhar o cliente para os diversos setores, efetuar acertos em contas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, imprimir relatórios de controle, participar de reuniões na troca de turnos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar eficiência, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, transmitir recados e fax, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar paciência, demosntrar iniciativa, propor associação de programas de fidelidade, fornecer informações meteorológicas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar conhecimentos de informática, conferir documentos com identificação, demonstrar pró atividade, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., agir com bom senso, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, anotar telefonemas e recados, demonstrar espírito de equipe, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar senso de organização, guardar volumes de prestadores de serviços, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar autonomia, demonstrar interesse, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, circular informações internas, verificar cadastro e reserva, demonstrar entusiasmo, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, emitir notas fiscais e recibos, anunciar a chegada do cliente, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, agendar reservas / consultas dos clientes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, atender o cliente com informações precisas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar empatia, organizar materiais de trabalho, acolher o cliente e passageiro, acionar alarme de segurança em caso de assalto, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar respeito mútuo, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, oferecer auxílio para a bagagem, organizar malotes, entregar o crachá de visitante na entrada, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Videira

Recepcionista: Videira, SC

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Videira - SC, ganha entre 1.781 e 2.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 222 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itumbiara

Recepcionista: Itumbiara, GO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itumbiara - GO, ganha entre 1.444 e 2.009 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 331 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Nova Serrana

Recepcionista: Nova Serrana, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Nova Serrana - MG, ganha entre 1.596 e 2.319 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 404 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Sapiranga

Recepcionista: Sapiranga, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Sapiranga - RS, ganha entre 1.723 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 304 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Pindamonhangaba

Recepcionista: Pindamonhangaba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Pindamonhangaba - SP, ganha entre 1.630 e 2.276 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 420 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São Vicente

Recepcionista: São Vicente, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Vicente - SP, ganha entre 1.719 e 2.391 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Arapiraca

Recepcionista: Arapiraca, AL

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Arapiraca - AL, ganha entre 1.413 e 1.929 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 568 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Caraguatatuba

Recepcionista: Caraguatatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Caraguatatuba - SP, ganha entre 1.646 e 2.341 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 399 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Marica

Recepcionista: Marica, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Marica - RJ, ganha entre 1.503 e 2.049 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 524 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Para de Minas

Recepcionista: Para de Minas, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Para de Minas - MG, ganha entre 1.478 e 2.027 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 479 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Patrocínio

Recepcionista: Patrocínio, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Patrocínio - MG, ganha entre 1.511 e 2.174 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 376 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Manhuacu

Recepcionista: Manhuacu, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Manhuacu - MG, ganha entre 1.437 e 1.977 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 332 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Assis

Recepcionista: Assis, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Assis - SP, ganha entre 1.677 e 2.410 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Eusébio

Recepcionista: Eusébio, CE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Eusébio - CE, ganha entre 1.465 e 2.028 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 291 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Cacoal

Recepcionista: Cacoal, RO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Cacoal - RO, ganha entre 1.538 e 2.126 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 472 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Hortolândia

Recepcionista: Hortolândia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Hortolândia - SP, ganha entre 1.662 e 2.374 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 409 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São Sebastiao

Recepcionista: São Sebastiao, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Sebastiao - SP, ganha entre 1.738 e 2.411 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 450 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itatiba

Recepcionista: Itatiba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itatiba - SP, ganha entre 1.685 e 2.426 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 569 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.