CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, agendar serviços, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve organizar materiais de trabalho, imprimir relatórios de controle, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, identificar o espaço físico da empresa, acolher o cliente e passageiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, coordenar equipe, demonstrar respeito mútuo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar empatia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, anotar telefonemas e recados, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, efetuar acertos em contas, atender o cliente com informações precisas, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar entusiasmo, emitir notas fiscais e recibos, receber pagamentos, demonstrar interesse, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, conferir idoneidade dos clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar paciência, transmitir recados e fax, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., agir com bom senso, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demosntrar iniciativa, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, participar de reuniões na troca de turnos, organizar malotes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, circular informações internas, pré-cadastrar o cliente, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar autonomia, fornecer informações meteorológicas, ouvir com atenção, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar conhecimentos de informática, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, distribuir malotes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, conferir documentos com identificação, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar espírito de equipe, providenciar solicitações de reservas especiais, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, anunciar a chegada do cliente, demonstrar pró atividade, oferecer auxílio para a bagagem, interagir com os outros departamentos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar senso de organização, encaminhar o cliente para os diversos setores, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, verificar cadastro e reserva, guardar volumes de prestadores de serviços, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar eficiência, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, agendar reservas / consultas dos clientes.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Campo Mourão

Recepcionista: Campo Mourão, PR

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Campo Mourão - PR, ganha entre 1.624 e 2.421 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 383 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Santarém

Recepcionista: Santarém, PA

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Santarém - PA, ganha entre 1.432 e 1.957 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 652 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Canela

Recepcionista: Canela, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Canela - RS, ganha entre 1.774 e 2.469 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 582 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Jatai

Recepcionista: Jatai, GO

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Jatai - GO, ganha entre 1.535 e 2.269 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 473 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Capão da Canoa

Recepcionista: Capão da Canoa, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Capão da Canoa - RS, ganha entre 1.638 e 2.326 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 335 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Parnaíba

Recepcionista: Parnaíba, PI

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Parnaíba - PI, ganha entre 1.377 e 1.784 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Lagoa Santa

Recepcionista: Lagoa Santa, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Lagoa Santa - MG, ganha entre 1.517 e 2.096 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 300 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Itaboraí

Recepcionista: Itaboraí, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Itaboraí - RJ, ganha entre 1.484 e 2.028 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 674 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Matão

Recepcionista: Matão, SP

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Matão - SP, ganha entre 1.659 e 2.411 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 346 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Parnamirim

Recepcionista: Parnamirim, RN

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Parnamirim - RN, ganha entre 1.512 e 2.287 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 377 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Teófilo Otoni

Recepcionista: Teófilo Otoni, MG

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Teófilo Otoni - MG, ganha entre 1.501 e 2.123 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 487 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista São Mateus

Recepcionista: São Mateus, ES

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em São Mateus - ES, ganha entre 1.446 e 1.976 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 474 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Paulista

Recepcionista: Paulista, PE

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Paulista - PE, ganha entre 1.494 e 2.073 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 831 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Ijuí

Recepcionista: Ijuí, RS

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Ijuí - RS, ganha entre 1.720 e 2.488 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São Paulo

Recepcionista Atendente: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.800 e 2.792 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 74.435 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Brasília

Recepcionista Atendente: Brasília, DF

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.634 e 2.600 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 19.802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Rio de Janeiro

Recepcionista Atendente: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.647 e 2.520 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.886 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Belém

Recepcionista Atendente: Belém, PA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.538 e 2.284 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.991 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.