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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve planejar o cotidiano, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve ouvir com atenção, averiguar horário de saída dos grupos, efetuar acertos em contas, demonstrar respeito mútuo, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar espírito de equipe, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar senso de organização, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, oferecer auxílio para a bagagem, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, participar de reuniões na troca de turnos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar eficiência, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, anunciar a chegada do cliente, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, distribuir malotes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, agir com bom senso, encaminhar o cliente para os diversos setores, interagir com os outros departamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, providenciar solicitações de reservas especiais, receber pagamentos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, organizar malotes, agendar reservas / consultas dos clientes, verificar cadastro e reserva, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, organizar materiais de trabalho, demonstrar conhecimentos de informática, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demosntrar iniciativa, propor associação de programas de fidelidade, circular informações internas, imprimir relatórios de controle, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar entusiasmo, transmitir recados e fax, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar paciência, anotar telefonemas e recados, demonstrar empatia, pré-cadastrar o cliente, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, conferir documentos com identificação, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar interesse, fornecer informações meteorológicas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, acolher o cliente e passageiro, atender o cliente com informações precisas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, coordenar equipe, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar autonomia, identificar o espaço físico da empresa, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, conferir idoneidade dos clientes, guardar volumes de prestadores de serviços, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar pró atividade.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Lucas do Rio Verde

Recepcionista: Lucas do Rio Verde, MT

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Lucas do Rio Verde - MT, ganha entre 1.658 e 2.494 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 462 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.739 e 2.555 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.296 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Marica

Recepcionista: Marica, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Marica - RJ, ganha entre 1.560 e 2.136 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Parnamirim

Recepcionista: Parnamirim, RN

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando em Parnamirim - RN, ganha entre 1.436 e 1.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Guarulhos

Recepcionista Atendente: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.794 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Valinhos

Recepcionista Atendente: Valinhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Valinhos - SP, ganha entre 1.799 e 2.588 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 685 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Porto Seguro

Recepcionista Atendente: Porto Seguro, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Porto Seguro - BA, ganha entre 1.564 e 2.280 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.159 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Campo Grande

Recepcionista Atendente: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.595 e 2.308 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.416 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Parauapebas

Recepcionista Atendente: Parauapebas, PA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Parauapebas - PA, ganha entre 1.518 e 2.142 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 728 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Itajaí

Recepcionista Atendente: Itajaí, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Itajaí - SC, ganha entre 1.785 e 2.658 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.402 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Minas Gerais

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.616 e 2.401 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 64.046 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Arujá

Recepcionista Atendente: Arujá, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Arujá - SP, ganha entre 1.687 e 2.427 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Teresina

Recepcionista Atendente: Teresina, PI

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.488 e 2.055 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.409 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Ipatinga

Recepcionista Atendente: Ipatinga, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Ipatinga - MG, ganha entre 1.597 e 2.268 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 989 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Novo Hamburgo

Recepcionista Atendente: Novo Hamburgo, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 1.777 e 2.729 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 895 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Sorocaba

Recepcionista Atendente: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.704 e 2.439 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.059 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Canoas

Recepcionista Atendente: Canoas, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.661 e 2.354 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Tubarão

Recepcionista Atendente: Tubarão, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Tubarão - SC, ganha entre 1.852 e 2.602 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 813 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.