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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, agendar serviços, comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve anunciar a chegada do cliente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, acolher o cliente e passageiro, efetuar acertos em contas, transmitir recados e fax, verificar cadastro e reserva, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar empatia, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, pré-cadastrar o cliente, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, emitir notas fiscais e recibos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demosntrar iniciativa, demonstrar entusiasmo, distribuir malotes, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar interesse, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, identificar o espaço físico da empresa, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, providenciar solicitações de reservas especiais, guardar volumes de prestadores de serviços, acionar alarme de segurança em caso de assalto, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, organizar materiais de trabalho, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, organizar malotes, demonstrar respeito mútuo, oferecer auxílio para a bagagem, coordenar equipe, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, conferir idoneidade dos clientes, anotar telefonemas e recados, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar autonomia, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, agir com bom senso, circular informações internas, atender o cliente com informações precisas, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar eficiência, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar pró atividade, demonstrar paciência, encaminhar o cliente para os diversos setores, ouvir com atenção, receber pagamentos, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar espírito de equipe, propor associação de programas de fidelidade, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, imprimir relatórios de controle, interagir com os outros departamentos, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar senso de organização, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., conferir documentos com identificação, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, fornecer informações meteorológicas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Ilhéus

Recepcionista Atendente: Ilhéus, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Ilhéus - BA, ganha entre 1.508 e 2.132 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Mariana

Recepcionista Atendente: Mariana, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mariana - MG, ganha entre 1.539 e 2.123 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 238 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Petrolina

Recepcionista Atendente: Petrolina, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Petrolina - PE, ganha entre 1.463 e 1.929 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 995 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Varginha

Recepcionista Atendente: Varginha, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Varginha - MG, ganha entre 1.591 e 2.331 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 580 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Poços de Caldas

Recepcionista Atendente: Poços de Caldas, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Poços de Caldas - MG, ganha entre 1.608 e 2.327 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 676 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Botucatu

Recepcionista Atendente: Botucatu, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Botucatu - SP, ganha entre 1.692 e 2.373 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 525 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Maringá

Recepcionista Atendente: Maringá, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.735 e 2.522 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Três Lagoas

Recepcionista Atendente: Três Lagoas, MS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Três Lagoas - MS, ganha entre 1.570 e 2.227 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 574 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Ponta Grossa

Recepcionista Atendente: Ponta Grossa, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Ponta Grossa - PR, ganha entre 1.716 e 2.462 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.218 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Várzea Grande

Recepcionista Atendente: Várzea Grande, MT

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Várzea Grande - MT, ganha entre 1.571 e 2.258 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 689 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Aparecida de Goiânia

Recepcionista Atendente: Aparecida de Goiânia, GO

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Aparecida de Goiânia - GO, ganha entre 1.716 e 2.822 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Rio Branco

Recepcionista Atendente: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.575 e 2.348 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Piauí

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Piauí, ganha entre 1.472 e 2.018 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.835 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Belo Horizonte

Recepcionista Atendente: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.760 e 2.749 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.746 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Santo André

Recepcionista Atendente: Santo André, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.826 e 2.727 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.563 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Campo Largo

Recepcionista Atendente: Campo Largo, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Campo Largo - PR, ganha entre 1.738 e 2.489 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Tatuí

Recepcionista Atendente: Tatuí, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Tatuí - SP, ganha entre 1.700 e 2.460 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 320 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Marilia

Recepcionista Atendente: Marilia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.751 e 2.504 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.