CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, efetuar acertos em contas, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar espírito de equipe, distribuir malotes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar entusiasmo, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar interesse, demonstrar senso de organização, organizar malotes, anunciar a chegada do cliente, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, agir com bom senso, acolher o cliente e passageiro, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demosntrar iniciativa, demonstrar paciência, encaminhar o cliente para os diversos setores, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, interagir com os outros departamentos, emitir notas fiscais e recibos, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar empatia, agendar reservas / consultas dos clientes, circular informações internas, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, participar de reuniões na troca de turnos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, conferir idoneidade dos clientes, anotar telefonemas e recados, ouvir com atenção, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, transmitir recados e fax, pré-cadastrar o cliente, verificar cadastro e reserva, conferir documentos com identificação, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar pró atividade, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar conhecimentos de informática, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, atender o cliente com informações precisas, organizar materiais de trabalho, demonstrar eficiência, coordenar equipe, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar autonomia, imprimir relatórios de controle, receber pagamentos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, guardar volumes de prestadores de serviços, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar respeito mútuo, fornecer informações meteorológicas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, averiguar horário de saída dos grupos, oferecer auxílio para a bagagem, acionar alarme de segurança em caso de assalto.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Uberlândia

Recepcionista Atendente: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.572 e 2.261 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.794 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Guarulhos

Recepcionista Atendente: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.742 e 2.594 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.067 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Mossoró

Recepcionista Atendente: Mossoró, RN

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mossoró - RN, ganha entre 1.476 e 2.064 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Teresina

Recepcionista Atendente: Teresina, PI

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.461 e 2.040 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.599 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Porto Alegre

Recepcionista Atendente: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.684 e 2.466 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.186 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Presidente Prudente

Recepcionista Atendente: Presidente Prudente, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Presidente Prudente - SP, ganha entre 1.689 e 2.489 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.048 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Niterói

Recepcionista Atendente: Niterói, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 1.680 e 2.595 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 3.337 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Cascavel

Recepcionista Atendente: Cascavel, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 1.651 e 2.396 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.783 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Recife

Recepcionista Atendente: Recife, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.495 e 2.078 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.570 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Joinville

Recepcionista Atendente: Joinville, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.719 e 2.503 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.176 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Curitiba

Recepcionista Atendente: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.743 e 2.515 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.018 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Belo Horizonte

Recepcionista Atendente: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.698 e 2.644 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 18.072 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Vitoria

Recepcionista Atendente: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.570 e 2.293 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Duque de Caxias

Recepcionista Atendente: Duque de Caxias, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 1.595 e 2.390 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Vila Velha

Recepcionista Atendente: Vila Velha, ES

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 1.519 e 2.192 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.363 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Santo André

Recepcionista Atendente: Santo André, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.778 e 2.643 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.891 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Cuiabá

Recepcionista Atendente: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.562 e 2.289 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Natal

Recepcionista Atendente: Natal, RN

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.432 e 1.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.