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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve verificar cadastro e reserva, demonstrar pró atividade, participar de reuniões na troca de turnos, agendar reservas / consultas dos clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, imprimir relatórios de controle, acolher o cliente e passageiro, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, propor associação de programas de fidelidade, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, fornecer informações meteorológicas, acionar alarme de segurança em caso de assalto, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, circular informações internas, distribuir malotes, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar interesse, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, efetuar acertos em contas, anotar telefonemas e recados, demonstrar paciência, receber pagamentos, demosntrar iniciativa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar eficiência, guardar volumes de prestadores de serviços, organizar materiais de trabalho, ouvir com atenção, atender o cliente com informações precisas, organizar malotes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, transmitir recados e fax, entregar o crachá de visitante na entrada, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., identificar o espaço físico da empresa, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, pré-cadastrar o cliente, anunciar a chegada do cliente, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, averiguar horário de saída dos grupos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, interagir com os outros departamentos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, conferir idoneidade dos clientes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar espírito de equipe, oferecer auxílio para a bagagem, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar autonomia, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar senso de organização, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar empatia, agir com bom senso, demonstrar entusiasmo, conferir documentos com identificação, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, coordenar equipe, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar respeito mútuo.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Balneário Camboriú

Recepcionista Atendente: Balneário Camboriú, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 1.956 e 2.837 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.960 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Paranaguá

Recepcionista Atendente: Paranaguá, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Paranaguá - PR, ganha entre 1.741 e 2.469 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Santa Catarina

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.889 e 2.842 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 39.655 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Boa Vista

Recepcionista Atendente: Boa Vista, RR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Boa Vista - RR, ganha entre 1.442 e 1.948 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.545 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Itaquaquecetuba

Recepcionista Atendente: Itaquaquecetuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Itaquaquecetuba - SP, ganha entre 1.663 e 2.348 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 551 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Guaratinguetá

Recepcionista Atendente: Guaratinguetá, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Guaratinguetá - SP, ganha entre 1.659 e 2.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 376 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Uberlândia

Recepcionista Atendente: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.621 e 2.343 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.867 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Juiz de Fora

Recepcionista Atendente: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.525 e 2.140 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.656 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Betim

Recepcionista Atendente: Betim, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Betim - MG, ganha entre 1.590 e 2.300 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.291 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Taboão da Serra

Recepcionista Atendente: Taboão da Serra, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Taboão da Serra - SP, ganha entre 1.648 e 2.410 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 799 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Sertãozinho

Recepcionista Atendente: Sertãozinho, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Sertãozinho - SP, ganha entre 1.718 e 2.452 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Serra

Recepcionista Atendente: Serra, ES

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Serra - ES, ganha entre 1.544 e 2.199 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.680 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Amazonas

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Amazonas, ganha entre 1.517 e 2.165 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.518 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Pinhais

Recepcionista Atendente: Pinhais, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Pinhais - PR, ganha entre 1.777 e 2.503 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 364 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Catanduva

Recepcionista Atendente: Catanduva, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Catanduva - SP, ganha entre 1.709 e 2.477 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Teresópolis

Recepcionista Atendente: Teresópolis, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Teresópolis - RJ, ganha entre 1.553 e 2.167 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 501 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Videira

Recepcionista Atendente: Videira, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Videira - SC, ganha entre 1.843 e 2.631 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Brusque

Recepcionista Atendente: Brusque, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Brusque - SC, ganha entre 1.936 e 2.718 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 713 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.