CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, agendar serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, fornecer informações meteorológicas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, averiguar horário de saída dos grupos, transmitir recados e fax, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar senso de organização, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, providenciar solicitações de reservas especiais, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, propor associação de programas de fidelidade, atender o cliente com informações precisas, anotar telefonemas e recados, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar pró atividade, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar autonomia, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar espírito de equipe, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, imprimir relatórios de controle, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., conferir idoneidade dos clientes, entregar o crachá de visitante na entrada, receber pagamentos, demonstrar entusiasmo, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar empatia, demonstrar eficiência, demonstrar paciência, anunciar a chegada do cliente, guardar volumes de prestadores de serviços, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demosntrar iniciativa, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, interagir com os outros departamentos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, verificar cadastro e reserva, conferir documentos com identificação, acionar alarme de segurança em caso de assalto, organizar materiais de trabalho, agir com bom senso, demonstrar respeito mútuo, circular informações internas, acolher o cliente e passageiro, demonstrar interesse, ouvir com atenção, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, organizar malotes, coordenar equipe, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar conhecimentos de informática, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, identificar o espaço físico da empresa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, participar de reuniões na troca de turnos, efetuar acertos em contas, pré-cadastrar o cliente, distribuir malotes.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Tupã

Recepcionista Atendente: Tupã, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Tupã - SP, ganha entre 1.665 e 2.348 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Blumenau

Recepcionista Atendente: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.803 e 2.555 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.565 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Itabuna

Recepcionista Atendente: Itabuna, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Itabuna - BA, ganha entre 1.427 e 1.929 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Gaspar

Recepcionista Atendente: Gaspar, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Gaspar - SC, ganha entre 1.913 e 2.830 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 225 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Bauru

Recepcionista Atendente: Bauru, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.668 e 2.431 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.358 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Amparo

Recepcionista Atendente: Amparo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Amparo - SP, ganha entre 1.690 e 2.442 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Manaus

Recepcionista Atendente: Manaus, AM

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.472 e 2.092 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Diadema

Recepcionista Atendente: Diadema, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Diadema - SP, ganha entre 1.607 e 2.282 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 618 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Santarém

Recepcionista Atendente: Santarém, PA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Santarém - PA, ganha entre 1.432 e 1.957 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 652 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Montes Claros

Recepcionista Atendente: Montes Claros, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 1.440 e 1.973 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.627 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Campo Largo

Recepcionista Atendente: Campo Largo, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Campo Largo - PR, ganha entre 1.676 e 2.353 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 223 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Florianópolis

Recepcionista Atendente: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.852 e 2.832 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 5.602 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Aracaju

Recepcionista Atendente: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.409 e 1.892 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 3.172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Juiz de Fora

Recepcionista Atendente: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.483 e 2.065 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.597 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Nova Friburgo

Recepcionista Atendente: Nova Friburgo, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Nova Friburgo - RJ, ganha entre 1.511 e 2.068 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 860 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Ipatinga

Recepcionista Atendente: Ipatinga, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Ipatinga - MG, ganha entre 1.544 e 2.199 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 979 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Maringá

Recepcionista Atendente: Maringá, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.686 e 2.432 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Peruíbe

Recepcionista Atendente: Peruíbe, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Peruíbe - SP, ganha entre 1.645 e 2.323 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.