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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar o cotidiano, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demonstrar empatia, fornecer informações meteorológicas, emitir notas fiscais e recibos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, providenciar solicitações de reservas especiais, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, efetuar acertos em contas, anunciar a chegada do cliente, acolher o cliente e passageiro, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar espírito de equipe, anotar telefonemas e recados, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., confirmar se o cliente possui programa de milhagem, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, propor associação de programas de fidelidade, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, atender o cliente com informações precisas, organizar materiais de trabalho, demonstrar entusiasmo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, oferecer auxílio para a bagagem, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, coordenar equipe, demonstrar paciência, circular informações internas, demonstrar interesse, acionar alarme de segurança em caso de assalto, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar pró atividade, distribuir malotes, demonstrar conhecimentos de informática, imprimir relatórios de controle, averiguar horário de saída dos grupos, agir com bom senso, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, agendar reservas / consultas dos clientes, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar respeito mútuo, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, ouvir com atenção, participar de reuniões na troca de turnos, guardar volumes de prestadores de serviços, verificar cadastro e reserva, encaminhar o cliente para os diversos setores, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, pré-cadastrar o cliente, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar senso de organização, organizar malotes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, conferir documentos com identificação, transmitir recados e fax, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, interagir com os outros departamentos, demonstrar autonomia, demosntrar iniciativa, receber pagamentos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar eficiência, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Montes Claros

Recepcionista Atendente: Montes Claros, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 1.487 e 2.024 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.658 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Seropédica

Recepcionista Atendente: Seropédica, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Seropédica - RJ, ganha entre 1.470 e 1.978 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Feira de Santana

Recepcionista Atendente: Feira de Santana, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Feira de Santana - BA, ganha entre 1.477 e 2.010 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Lauro de Freitas

Recepcionista Atendente: Lauro de Freitas, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Lauro de Freitas - BA, ganha entre 1.583 e 2.233 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.981 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Criciúma

Recepcionista Atendente: Criciúma, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.820 e 2.584 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Bahia

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.533 e 2.182 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 32.684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Pará

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Pará, ganha entre 1.531 e 2.204 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 11.780 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Duque de Caxias

Recepcionista Atendente: Duque de Caxias, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 1.651 e 2.491 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.677 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente João Pessoa

Recepcionista Atendente: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.504 e 2.110 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.191 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Ilhéus

Recepcionista Atendente: Ilhéus, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Ilhéus - BA, ganha entre 1.508 e 2.132 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Mariana

Recepcionista Atendente: Mariana, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mariana - MG, ganha entre 1.539 e 2.123 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 238 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Petrolina

Recepcionista Atendente: Petrolina, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Petrolina - PE, ganha entre 1.463 e 1.929 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 995 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Americana

Recepcionista Atendente: Americana, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.792 e 2.614 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.017 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Jundiaí

Recepcionista Atendente: Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.824 e 2.634 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.463 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Nova Lima

Recepcionista Atendente: Nova Lima, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Nova Lima - MG, ganha entre 1.610 e 2.308 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 887 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Alagoas

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Alagoas, ganha entre 1.493 e 2.084 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.206 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Mato Grosso

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.617 e 2.413 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 14.771 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Maringá

Recepcionista Atendente: Maringá, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.735 e 2.522 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.