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CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve demonstrar eficiência, conferir idoneidade dos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, agir com bom senso, entregar o crachá de visitante na entrada, imprimir relatórios de controle, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., organizar malotes, demonstrar interesse, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, averiguar horário de saída dos grupos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar pró atividade, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar empatia, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, organizar materiais de trabalho, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, distribuir malotes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, conferir documentos com identificação, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, identificar o espaço físico da empresa, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar respeito mútuo, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar entusiasmo, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, transmitir recados e fax, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar autonomia, oferecer auxílio para a bagagem, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar espírito de equipe, encaminhar o cliente para os diversos setores, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, pré-cadastrar o cliente, demonstrar senso de organização, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, verificar cadastro e reserva, efetuar acertos em contas, circular informações internas, anunciar a chegada do cliente, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, coordenar equipe, acionar alarme de segurança em caso de assalto, acolher o cliente e passageiro, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, guardar volumes de prestadores de serviços, interagir com os outros departamentos, fornecer informações meteorológicas, ouvir com atenção, propor associação de programas de fidelidade, agendar reservas / consultas dos clientes, anotar telefonemas e recados, demonstrar paciência, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demosntrar iniciativa, receber pagamentos, atender o cliente com informações precisas.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Guarapuava

Recepcionista Atendente: Guarapuava, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Guarapuava - PR, ganha entre 1.683 e 2.380 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 464 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Angra dos Reis

Recepcionista Atendente: Angra dos Reis, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Angra dos Reis - RJ, ganha entre 1.635 e 2.383 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 698 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Bento Goncalves

Recepcionista Atendente: Bento Goncalves, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Bento Goncalves - RS, ganha entre 2.534 e 5.067 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 669 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Niterói

Recepcionista Atendente: Niterói, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 1.696 e 2.576 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Campinas

Recepcionista Atendente: Campinas, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.785 e 2.619 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.484 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Amparo

Recepcionista Atendente: Amparo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Amparo - SP, ganha entre 1.690 e 2.442 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Rio Claro

Recepcionista Atendente: Rio Claro, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rio Claro - SP, ganha entre 1.691 e 2.476 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 624 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Porto Velho

Recepcionista Atendente: Porto Velho, RO

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 1.598 e 2.350 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.529 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Rondonópolis

Recepcionista Atendente: Rondonópolis, MT

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rondonópolis - MT, ganha entre 1.568 e 2.260 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.064 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Mogi das Cruzes

Recepcionista Atendente: Mogi das Cruzes, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 1.696 e 2.441 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.805 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Guarujá

Recepcionista Atendente: Guarujá, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Guarujá - SP, ganha entre 1.765 e 2.569 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 570 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Distrito Federal

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.674 e 2.659 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.503 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Pernambuco

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.501 e 2.078 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.687 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Pindamonhangaba

Recepcionista Atendente: Pindamonhangaba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Pindamonhangaba - SP, ganha entre 1.657 e 2.311 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 451 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Assis

Recepcionista Atendente: Assis, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Assis - SP, ganha entre 1.696 e 2.445 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 351 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Mogi-Mirim

Recepcionista Atendente: Mogi-Mirim, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mogi-Mirim - SP, ganha entre 1.699 e 2.451 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Atibaia

Recepcionista Atendente: Atibaia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Atibaia - SP, ganha entre 1.745 e 2.522 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 836 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São João de Meriti

Recepcionista Atendente: São João de Meriti, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São João de Meriti - RJ, ganha entre 1.556 e 2.116 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.