CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, receber pagamentos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, organizar materiais de trabalho, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, acionar alarme de segurança em caso de assalto, providenciar solicitações de reservas especiais, verificar cadastro e reserva, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar autonomia, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar paciência, emitir notas fiscais e recibos, interagir com os outros departamentos, conferir idoneidade dos clientes, guardar volumes de prestadores de serviços, transmitir recados e fax, demonstrar senso de organização, entregar o crachá de visitante na entrada, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, agir com bom senso, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, anotar telefonemas e recados, propor associação de programas de fidelidade, encaminhar o cliente para os diversos setores, conferir documentos com identificação, demonstrar respeito mútuo, demonstrar empatia, pré-cadastrar o cliente, demonstrar eficiência, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, identificar o espaço físico da empresa, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, ouvir com atenção, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demosntrar iniciativa, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, participar de reuniões na troca de turnos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, organizar malotes, circular informações internas, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, efetuar acertos em contas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar pró atividade, distribuir malotes, demonstrar interesse, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, coordenar equipe, anunciar a chegada do cliente, atender o cliente com informações precisas, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar espírito de equipe, fornecer informações meteorológicas, demonstrar entusiasmo, averiguar horário de saída dos grupos, imprimir relatórios de controle, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar conhecimentos de informática, acolher o cliente e passageiro.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Indaiatuba

Recepcionista Atendente: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 1.692 e 2.441 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.791 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Seropédica

Recepcionista Atendente: Seropédica, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Seropédica - RJ, ganha entre 1.446 e 2.001 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 47 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Londrina

Recepcionista Atendente: Londrina, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.695 e 2.404 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.440 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Resende

Recepcionista Atendente: Resende, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Resende - RJ, ganha entre 1.556 e 2.313 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 505 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São José dos Campos

Recepcionista Atendente: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.650 e 2.394 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.212 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Piracicaba

Recepcionista Atendente: Piracicaba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Piracicaba - SP, ganha entre 1.728 e 2.515 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Betim

Recepcionista Atendente: Betim, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Betim - MG, ganha entre 1.547 e 2.267 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Porto Seguro

Recepcionista Atendente: Porto Seguro, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Porto Seguro - BA, ganha entre 1.528 e 2.244 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Jaboatão dos Guararapes

Recepcionista Atendente: Jaboatão dos Guararapes, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Jaboatão dos Guararapes - PE, ganha entre 1.425 e 1.897 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 905 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São José do Rio Preto

Recepcionista Atendente: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.794 e 2.645 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.893 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São João de Meriti

Recepcionista Atendente: São João de Meriti, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São João de Meriti - RJ, ganha entre 1.552 e 2.115 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.579 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Alfenas

Recepcionista Atendente: Alfenas, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Alfenas - MG, ganha entre 1.522 e 2.193 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Santa Barbara D Oeste

Recepcionista Atendente: Santa Barbara D Oeste, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Santa Barbara D Oeste - SP, ganha entre 1.717 e 2.548 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 838 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Ilhéus

Recepcionista Atendente: Ilhéus, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Ilhéus - BA, ganha entre 1.465 e 2.066 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Paulo Afonso

Recepcionista Atendente: Paulo Afonso, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Paulo Afonso - BA, ganha entre 1.421 e 1.931 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 176 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Magé

Recepcionista Atendente: Magé, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Magé - RJ, ganha entre 1.468 e 2.021 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 227 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Araçatuba

Recepcionista Atendente: Araçatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Araçatuba - SP, ganha entre 1.718 e 2.502 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 742 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Novo Hamburgo

Recepcionista Atendente: Novo Hamburgo, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 1.762 e 2.792 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 870 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.