CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve propor associação de programas de fidelidade, averiguar horário de saída dos grupos, entregar o crachá de visitante na entrada, organizar malotes, demonstrar pró atividade, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, conferir idoneidade dos clientes, verificar cadastro e reserva, demonstrar entusiasmo, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, agendar reservas / consultas dos clientes, efetuar acertos em contas, participar de reuniões na troca de turnos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, conferir documentos com identificação, imprimir relatórios de controle, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, oferecer auxílio para a bagagem, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, interagir com os outros departamentos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, coordenar equipe, demosntrar iniciativa, identificar o espaço físico da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, agir com bom senso, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, atender o cliente com informações precisas, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, ouvir com atenção, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, providenciar solicitações de reservas especiais, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar empatia, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fornecer informações meteorológicas, circular informações internas, acolher o cliente e passageiro, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, emitir notas fiscais e recibos, distribuir malotes, demonstrar interesse, anunciar a chegada do cliente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, anotar telefonemas e recados, demonstrar eficiência, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, encaminhar o cliente para os diversos setores, organizar materiais de trabalho, demonstrar senso de organização, demonstrar respeito mútuo, demonstrar autonomia, demonstrar espírito de equipe, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, transmitir recados e fax, receber pagamentos, demonstrar conhecimentos de informática, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar paciência, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, pré-cadastrar o cliente.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Campos do Jordao

Recepcionista Atendente: Campos do Jordao, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Campos do Jordao - SP, ganha entre 1.730 e 2.536 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 752 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Artur Nogueira

Recepcionista Atendente: Artur Nogueira, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Artur Nogueira - SP, ganha entre 1.582 e 2.196 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Palhoça

Recepcionista Atendente: Palhoça, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Palhoça - SC, ganha entre 1.703 e 2.381 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.161 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Mauá

Recepcionista Atendente: Mauá, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mauá - SP, ganha entre 1.653 e 2.345 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.046 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Nova Iguaçu

Recepcionista Atendente: Nova Iguaçu, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Nova Iguaçu - RJ, ganha entre 1.478 e 2.057 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Ribeirão Preto

Recepcionista Atendente: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.761 e 2.597 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Itapira

Recepcionista Atendente: Itapira, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Itapira - SP, ganha entre 1.665 e 2.344 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Santos

Recepcionista Atendente: Santos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.815 e 2.776 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.985 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Mariana

Recepcionista Atendente: Mariana, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mariana - MG, ganha entre 1.565 e 2.307 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Rio Claro

Recepcionista Atendente: Rio Claro, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rio Claro - SP, ganha entre 1.651 e 2.405 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 604 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São Miguel D Oeste

Recepcionista Atendente: São Miguel D Oeste, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São Miguel D Oeste - SC, ganha entre 1.826 e 2.615 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 242 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Barueri

Recepcionista Atendente: Barueri, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.759 e 2.646 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 6.137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Araruama

Recepcionista Atendente: Araruama, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Araruama - RJ, ganha entre 1.477 e 2.003 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 295 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Ourinhos

Recepcionista Atendente: Ourinhos, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Ourinhos - SP, ganha entre 1.661 e 2.357 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 335 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Itajuba

Recepcionista Atendente: Itajuba, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Itajuba - MG, ganha entre 1.493 e 2.148 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 190 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Feira de Santana

Recepcionista Atendente: Feira de Santana, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Feira de Santana - BA, ganha entre 1.433 e 1.931 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.677 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Tatuí

Recepcionista Atendente: Tatuí, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Tatuí - SP, ganha entre 1.687 e 2.499 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 320 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Pato Branco

Recepcionista Atendente: Pato Branco, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Pato Branco - PR, ganha entre 1.691 e 2.512 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 535 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.