CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar entusiasmo, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, verificar cadastro e reserva, demonstrar eficiência, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar espírito de equipe, encaminhar o cliente para os diversos setores, imprimir relatórios de controle, organizar materiais de trabalho, atender o cliente com informações precisas, agir com bom senso, propor associação de programas de fidelidade, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar conhecimentos de informática, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, identificar o espaço físico da empresa, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, circular informações internas, providenciar solicitações de reservas especiais, efetuar acertos em contas, fornecer informações meteorológicas, conferir idoneidade dos clientes, oferecer auxílio para a bagagem, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar respeito mútuo, demonstrar empatia, demosntrar iniciativa, entregar o crachá de visitante na entrada, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, receber pagamentos, ouvir com atenção, averiguar horário de saída dos grupos, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar paciência, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar autonomia, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar pró atividade, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, organizar malotes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, participar de reuniões na troca de turnos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, acionar alarme de segurança em caso de assalto, coordenar equipe, demonstrar senso de organização, emitir notas fiscais e recibos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, distribuir malotes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, conferir documentos com identificação, anotar telefonemas e recados, demonstrar interesse, transmitir recados e fax, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, acolher o cliente e passageiro, agendar reservas / consultas dos clientes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., pré-cadastrar o cliente, anunciar a chegada do cliente, interagir com os outros departamentos.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Taubaté

Recepcionista Atendente: Taubaté, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Taubaté - SP, ganha entre 1.605 e 2.176 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.644 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Petrolina

Recepcionista Atendente: Petrolina, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Petrolina - PE, ganha entre 1.431 e 1.889 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 986 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Cotia

Recepcionista Atendente: Cotia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Cotia - SP, ganha entre 1.681 e 2.412 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.260 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São José dos Pinhais

Recepcionista Atendente: São José dos Pinhais, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São José dos Pinhais - PR, ganha entre 1.641 e 2.347 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Vitoria da Conquista

Recepcionista Atendente: Vitoria da Conquista, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Vitoria da Conquista - BA, ganha entre 1.422 e 1.925 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.155 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Catanduva

Recepcionista Atendente: Catanduva, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Catanduva - SP, ganha entre 1.666 e 2.418 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 697 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Sorocaba

Recepcionista Atendente: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.684 e 2.403 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.586 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Sinop

Recepcionista Atendente: Sinop, MT

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Sinop - MT, ganha entre 1.598 e 2.381 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.534 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Sumaré

Recepcionista Atendente: Sumaré, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Sumaré - SP, ganha entre 1.673 e 2.401 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Lauro de Freitas

Recepcionista Atendente: Lauro de Freitas, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Lauro de Freitas - BA, ganha entre 1.528 e 2.187 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 6.135 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Marilia

Recepcionista Atendente: Marilia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.709 e 2.425 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Goiânia

Recepcionista Atendente: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.580 e 2.355 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.544 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Limeira

Recepcionista Atendente: Limeira, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 1.763 e 2.536 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.032 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Balneário Camboriú

Recepcionista Atendente: Balneário Camboriú, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 1.895 e 2.750 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.019 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Osasco

Recepcionista Atendente: Osasco, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 1.678 e 2.407 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.475 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Campo Grande

Recepcionista Atendente: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.554 e 2.254 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.476 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Americana

Recepcionista Atendente: Americana, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.736 e 2.552 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 945 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Araraquara

Recepcionista Atendente: Araraquara, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Araraquara - SP, ganha entre 1.765 e 2.601 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 734 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.