CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar respeito mútuo, verificar cadastro e reserva, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, interagir com os outros departamentos, pré-cadastrar o cliente, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar senso de organização, encaminhar o cliente para os diversos setores, coordenar equipe, organizar materiais de trabalho, agir com bom senso, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, propor associação de programas de fidelidade, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, receber pagamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar empatia, demonstrar eficiência, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, participar de reuniões na troca de turnos, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, entregar o crachá de visitante na entrada, transmitir recados e fax, anotar telefonemas e recados, guardar volumes de prestadores de serviços, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar interesse, agendar reservas / consultas dos clientes, fornecer informações meteorológicas, efetuar acertos em contas, emitir notas fiscais e recibos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, circular informações internas, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar espírito de equipe, demonstrar entusiasmo, anunciar a chegada do cliente, demonstrar pró atividade, acolher o cliente e passageiro, demonstrar autonomia, imprimir relatórios de controle, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, averiguar horário de saída dos grupos, identificar o espaço físico da empresa, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, organizar malotes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, atender o cliente com informações precisas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, distribuir malotes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, ouvir com atenção, oferecer auxílio para a bagagem, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar paciência, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, providenciar solicitações de reservas especiais, demosntrar iniciativa, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., conferir documentos com identificação, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Imperatriz

Recepcionista Atendente: Imperatriz, MA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Imperatriz - MA, ganha entre 1.406 e 1.883 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 873 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Suzano

Recepcionista Atendente: Suzano, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Suzano - SP, ganha entre 1.701 e 2.550 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.068 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São Luís

Recepcionista Atendente: São Luís, MA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.528 e 2.223 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.804 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Campina Grande

Recepcionista Atendente: Campina Grande, PB

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.529 e 2.293 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Rondonópolis

Recepcionista Atendente: Rondonópolis, MT

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rondonópolis - MT, ganha entre 1.519 e 2.205 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.050 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Camaçari

Recepcionista Atendente: Camaçari, BA

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Camaçari - BA, ganha entre 1.505 e 2.178 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 389 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São Caetano do Sul

Recepcionista Atendente: São Caetano do Sul, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 1.749 e 2.583 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.853 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Criciúma

Recepcionista Atendente: Criciúma, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.778 e 2.553 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.457 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Mogi das Cruzes

Recepcionista Atendente: Mogi das Cruzes, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 1.635 e 2.291 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Dourados

Recepcionista Atendente: Dourados, MS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Dourados - MS, ganha entre 1.534 e 2.222 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São Leopoldo

Recepcionista Atendente: São Leopoldo, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São Leopoldo - RS, ganha entre 1.638 e 2.271 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 506 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Santa Cruz do Sul

Recepcionista Atendente: Santa Cruz do Sul, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Santa Cruz do Sul - RS, ganha entre 1.700 e 2.395 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 518 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Uberaba

Recepcionista Atendente: Uberaba, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Uberaba - MG, ganha entre 1.562 e 2.259 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.241 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São Jose

Recepcionista Atendente: São Jose, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São Jose - SC, ganha entre 1.839 e 2.769 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 3.565 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Lajeado

Recepcionista Atendente: Lajeado, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Lajeado - RS, ganha entre 1.765 e 2.650 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Paranaguá

Recepcionista Atendente: Paranaguá, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Paranaguá - PR, ganha entre 1.695 e 2.400 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 294 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Sertãozinho

Recepcionista Atendente: Sertãozinho, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Sertãozinho - SP, ganha entre 1.661 e 2.367 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 408 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Paulínia

Recepcionista Atendente: Paulínia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Paulínia - SP, ganha entre 1.677 e 2.399 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.