CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, receber pagamentos, pré-cadastrar o cliente, imprimir relatórios de controle, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar respeito mútuo, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, verificar cadastro e reserva, atender o cliente com informações precisas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar interesse, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, organizar materiais de trabalho, demosntrar iniciativa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar entusiasmo, conferir idoneidade dos clientes, ouvir com atenção, fornecer informações meteorológicas, demonstrar empatia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar pró atividade, propor associação de programas de fidelidade, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar conhecimentos de informática, circular informações internas, acolher o cliente e passageiro, anotar telefonemas e recados, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, agendar reservas / consultas dos clientes, coordenar equipe, averiguar horário de saída dos grupos, providenciar solicitações de reservas especiais, entregar o crachá de visitante na entrada, efetuar acertos em contas, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, oferecer auxílio para a bagagem, distribuir malotes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, agir com bom senso, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, organizar malotes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, transmitir recados e fax, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar espírito de equipe, demonstrar paciência, conferir documentos com identificação, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, encaminhar o cliente para os diversos setores, participar de reuniões na troca de turnos, anunciar a chegada do cliente, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, interagir com os outros departamentos, demonstrar eficiência, demonstrar autonomia, guardar volumes de prestadores de serviços, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar senso de organização, acionar alarme de segurança em caso de assalto, identificar o espaço físico da empresa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Atendente de Clínica Veterinária Campinas

Atendente de Clínica Veterinária: Campinas, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.763 e 2.596 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 6.522 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Curitiba

Atendente de Clínica Veterinária: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.743 e 2.515 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.018 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Ipatinga

Atendente de Clínica Veterinária: Ipatinga, MG

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Ipatinga - MG, ganha entre 1.544 e 2.199 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 979 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Lages

Atendente de Clínica Veterinária: Lages, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Lages - SC, ganha entre 1.717 e 2.394 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Divinópolis

Atendente de Clínica Veterinária: Divinópolis, MG

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Divinópolis - MG, ganha entre 1.529 e 2.186 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Apucarana

Atendente de Clínica Veterinária: Apucarana, PR

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Apucarana - PR, ganha entre 1.635 e 2.410 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 379 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária São Luís

Atendente de Clínica Veterinária: São Luís, MA

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.528 e 2.223 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.804 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Valinhos

Atendente de Clínica Veterinária: Valinhos, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Valinhos - SP, ganha entre 1.770 e 2.559 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Arapongas

Atendente de Clínica Veterinária: Arapongas, PR

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Arapongas - PR, ganha entre 1.670 e 2.475 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Belo Horizonte

Atendente de Clínica Veterinária: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.698 e 2.644 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 18.072 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: São Paulo

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.750 e 2.633 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 187.397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Distrito Federal

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.634 e 2.600 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 19.802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Londrina

Atendente de Clínica Veterinária: Londrina, PR

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.695 e 2.404 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.440 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária São Bernardo do Campo

Atendente de Clínica Veterinária: São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 1.932 e 3.204 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Santa Catarina

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.803 e 2.655 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.382 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Rio do Sul

Atendente de Clínica Veterinária: Rio do Sul, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Rio do Sul - SC, ganha entre 1.887 e 2.778 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 361 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Ribeirão Preto

Atendente de Clínica Veterinária: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.761 e 2.597 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Foz do Iguaçu

Atendente de Clínica Veterinária: Foz do Iguaçu, PR

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 1.861 e 2.641 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.830 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.