CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve comunicar-se, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve providenciar solicitações de reservas especiais, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, circular informações internas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar entusiasmo, demonstrar interesse, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, ouvir com atenção, verificar cadastro e reserva, participar de reuniões na troca de turnos, pré-cadastrar o cliente, oferecer auxílio para a bagagem, organizar malotes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, conferir documentos com identificação, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, distribuir malotes, efetuar acertos em contas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, anunciar a chegada do cliente, demonstrar autonomia, acolher o cliente e passageiro, acionar alarme de segurança em caso de assalto, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar paciência, atender o cliente com informações precisas, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, anotar telefonemas e recados, receber pagamentos, conferir idoneidade dos clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar conhecimentos de informática, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, imprimir relatórios de controle, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., coordenar equipe, fornecer informações meteorológicas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, agir com bom senso, demonstrar espírito de equipe, guardar volumes de prestadores de serviços, demosntrar iniciativa, interagir com os outros departamentos, demonstrar senso de organização, demonstrar eficiência, entregar o crachá de visitante na entrada, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar empatia, transmitir recados e fax, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, organizar materiais de trabalho, identificar o espaço físico da empresa, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar respeito mútuo, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar pró atividade.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista Atendente Itupeva

Recepcionista Atendente: Itupeva, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Itupeva - SP, ganha entre 1.763 e 2.594 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Videira

Recepcionista Atendente: Videira, SC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Videira - SC, ganha entre 1.781 e 2.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 222 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Bebedouro

Recepcionista Atendente: Bebedouro, SP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Bebedouro - SP, ganha entre 1.666 e 2.428 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Cabo de Santo Agostinho

Recepcionista Atendente: Cabo de Santo Agostinho, PE

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Cabo de Santo Agostinho - PE, ganha entre 1.451 e 2.000 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 155 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Guarapuava

Recepcionista Atendente: Guarapuava, PR

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Guarapuava - PR, ganha entre 1.666 e 2.357 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 442 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Para de Minas

Recepcionista Atendente: Para de Minas, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Para de Minas - MG, ganha entre 1.478 e 2.027 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 479 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Extrema

Recepcionista Atendente: Extrema, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Extrema - MG, ganha entre 1.751 e 2.544 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 333 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Paracatu

Recepcionista Atendente: Paracatu, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Paracatu - MG, ganha entre 1.549 e 2.280 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Farroupilha

Recepcionista Atendente: Farroupilha, RS

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Farroupilha - RS, ganha entre 1.760 e 2.500 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Rio Branco

Recepcionista Atendente: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.547 e 2.343 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Macaé

Recepcionista Atendente: Macaé, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Macaé - RJ, ganha entre 1.596 e 2.333 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.273 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Serra

Recepcionista Atendente: Serra, ES

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Serra - ES, ganha entre 1.517 e 2.170 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.636 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Itabira

Recepcionista Atendente: Itabira, MG

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Itabira - MG, ganha entre 1.520 e 2.135 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente São Gonçalo

Recepcionista Atendente: São Gonçalo, RJ

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em São Gonçalo - RJ, ganha entre 1.512 e 2.051 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.332 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Sorriso

Recepcionista Atendente: Sorriso, MT

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Sorriso - MT, ganha entre 1.703 e 2.661 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.602 e 2.383 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 58.950 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente Macapá

Recepcionista Atendente: Macapá, AP

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Macapá - AP, ganha entre 1.480 e 2.111 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.861 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Minas Gerais

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.567 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63.220 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.